Policlínica Gilberto Mestrinho realiza oficina sobre o comportamento no ambiente de trabalho

Palestra busca esclarecer a importância da educação e humanização na unidade, através da empatia e o respeito ao próximo

(FOTO: Divulgação /SES-AM)

A Policlínica Governador Gilberto Mestrinho (PGGM), unidade da Secretaria de Estado e Saúde (SES-AM) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) desenvolveu um workshop na manhã desta quarta-feira (12/07), sobre como viver e conviver melhor no ambiente de trabalho.

O evento aconteceu no auditório da PGGM e foi conduzido pela Ten. do Corpo de Bombeiro Militar e dentista Vanessa Marques, que também é analista de mapeamento de perfil comportamental. A oficina teve como objetivo trazer uma abordagem sobre os quatros tipos de perfis comportamentais, a fim de trazer melhorias nas relações de trabalho.

A tenente do corpo de Bombeiro Militar e coordenadora do NEPSHU que atua na unidade, Joana D’arc Gallup informa que essa ação é uma oportunidade para os colaboradores da policlínica enxergar a importância da educação e humanização no trabalho.

“Recebemos esta atividade oferecida pela Ten. Vanessa como um grande presente, pois percebemos na temática uma conexão entre os eixos de educação e humanização, que se alinham com o momento de transformação que a PGGM está buscando, por meio da elaboração e breve implantação do Plano de Integridade na Administração Pública, dentro do âmbito da policlínica”, destaca

A oficina tem como objetivo esclarecer os conceitos dos quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. Além disso, a proposta busca que os funcionários conheçam o perfil de sua equipe de trabalho, melhorem a convivência no ambiente por meio da empatia e aumentem a eficiência do serviço, através da capacidade de delegação aprimorada e da extração do melhor de cada um dos servidores.

A palestrante também comenta que uma pessoa que conhece o perfil comportamental de sua equipe tem mais chances de identificar as habilidades e competências de cada um, o que possibilita estabelecer uma comunicação efetiva, gerenciá-los de forma mais adequada e obter feedbacks de maneira mais precisa.

“Quanto melhor o indivíduo se conhece e melhora suas relações, melhora também sua qualidade de vida e, por consequência, sua saúde mental, o que favorece ao indivíduo, seus pares e a instituição como um todo”, disse.

Vale destacar que os quatro perfis comportamentais têm importância significativa em qualquer ambiente de trabalho, pois cada perfil possui características únicas que influenciam diretamente nas interações e no desempenho profissional de cada indivíduo.