SES-AM realiza treinamento de segurança de administração de medicamentos em hospital da criança

A atividade beneficia os profissionais da unidade, proporcionando um ambiente seguro para os pacientes

(FOTO: Divulgação/SES-AM)

Visando promover o bem-estar dos pacientes e garantir um atendimento de qualidade à população infantil, a Secretaria de Estado de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) por meio do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, iniciou nesta quinta-feira (03/08), um treinamento voltado aos servidores sobre o protocolo de segurança na administração de medicamentos.

A atividade teve o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUS) podendo beneficiar todos os profissionais da unidade, além de promover um ambiente seguro para as crianças que passam pela unidade hospitalar.

O treinamento abordará segurança dos medicamentos, com foco nos ‘nove certos’ (administrar o medicamento certo, na dose certa, via certa, paciente certo, hora certa, registro certo, resposta certa, resposta certa e recusa certa) e cálculo de medicação.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NEP) e enfermeira que atua na unidade, Luana Travassos, destacou que apesar de ser um evento simples, é de grande importância para o profissional de saúde na segurança dos pacientes, eficácia do tratamento e até em redução de custos e desperdícios.

“É um evento simples, mas de grande relevância para a prática profissional. Ao analisarmos as necessidades da unidade, propomos abordar um tema muito importante para os profissionais, especialmente os novatos, que apresentam a necessidade de atualização. Com isso, esperamos oferecer informações úteis para o desenvolvimento contínuo de todos os participantes”, pontou.

É importante destacar que para garantir a segurança nesse processo, é importante que os profissionais de saúde estejam bem treinados e atualizados em relação aos procedimentos e cálculos de medicação, além de manter uma comunicação eficiente com a equipe e verificar possíveis interações relacionadas a medicamentos.