Fundação Alfredo da Matta recepciona novos alunos de iniciação científica

Programa de apoio à pesquisa reúne estudantes de graduação de vários cursos de Saúde

(FOTO: Simone Carol)

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou na manhã desta sexta-feira (04), no Auditório Damião Litaiff, a recepção de novos integrantes do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da instituição. São 15 novos bolsistas, além dos voluntários que iniciaram suas atividades para o biênio 2023/2024.

“A recepção de hoje é uma atividade de boas-vindas aos novos bolsistas e todos os alunos de graduação envolvidos no programa de iniciação científica da Fuham e o objetivo foi também explicar para eles o que é o Paic, objetivos e alguns pontos de partida como orientações de aspectos éticos na pesquisa”, explica Graça Barbosa.

Para o coordenador do Paic-Fuham, Jorge Ewerton Sales, o primeiro contato dos novos bolsistas com a instituição foi bastante proveitoso e é apenas o início do trabalho.

“Ao longo do ano temos um calendário de atividades onde os bolsistas precisam participar para ampliar o conhecimento na área de pesquisa científica; hoje como início, tivemos palestras base sobre a Plataforma Brasil, um instrumento em que se insere o projeto para ser submetido ao CEP [Comitê de Ética em Pesquisa] e a segunda palestra foi sobre o CEP, como funciona, quais os critérios para submissão de projetos”, destaca Ewerton Sales.

Palestras

A programação de abertura das atividades da turma 2023/2024 do Paic/Fuham teve como tema principal aspectos éticos na pesquisa. A coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fuham, Camila Gurgel apresentou questões como o contexto histórico dos aspectos éticos envolvidos em pesquisas científicas, surgimento do sistema CEP no Brasil e sua importância para o desenvolvimento de pesquisas eticamente justificáveis e que prezem pelo respeito aos participantes de pesquisas.

“Um dos principais papéis do CEP é a questão educativa, pois a gente precisa manter alunos, pesquisadores e participantes de pesquisa atualizados, por isso é muito importante que tenha esse tipo de evento, pois dessa forma podemos informar melhor para que todos entendam o que é uma pesquisa com ética, sem ferir ao participante da pesquisa”, explica Camila.

O segundo tema abordado na manhã desta sexta-feira, foi a Plataforma Brasil, apresentado pelo bibliotecário da Fuham, Julio Sampaio, especialista em gestão de documentos e informações e membro do CEP Fuham. Em uma exposição didática, o especialista explicou aos bolsistas como acessar a Plataforma e seu correto preenchimento, passo essencial para a submissão correta dos projetos de pesquisa ao Comitê de Ética da Fuham; atividade imprescindível para que as pesquisas possam ser iniciadas.

Expectativas

Dentre os novos participantes do Programa, a bolsista de enfermagem Letícia Marques, o bolsista e voluntário, Josué Medina, iniciam as atividades com boa expectativa e entusiasmo.

“Minha linha de pesquisa é sobre hanseníase, o projeto envolve psicologia e vou fazer uma coleta de dados e entrevistas com pacientes, então minha expectativa é muito grande, este é meu primeiro Paic, tenho certeza que isso vai acrescentar muito no meu currículo”, destaca Letícia Marques.

“Minha pesquisa está relacionada com saúde pública, o assunto que vou abordar é a esporotricose; é um trabalho que acredito que vai ajudar muito nossa sociedade, especialmente aqui em Manaus, por isso minhas expectativas também estão muito altas”, explica Josué Medina.