Novo sistema de internet beneficia projeto de telemedicina em Urucurituba

Por meio do Programa Norte Conectado, foi inaugurado na segunda-feira (07/08) um sistema de fibra óptica que irá conectar cidades do Amazonas e Pará

FOTO: Divulgação / SES-AM

Por meio do Programa Norte Conectado, do governo Federal, foi inaugurado, na segunda-feira (07/08), um novo sistema de internet que irá beneficiar cidades do Amazonas e Pará. A cerimônia de inauguração aconteceu em Santarém (PA) e contou com a participação, por videoconferência, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) destacou a importância do novo sistema para a telemedicina de Urucurituba (distante 208 quilômetros de Manaus).

Em Urucurituba, único município do estado beneficiado com Norte Conectado para a melhoria do telessaúde, o Programa atende à Unidade Básica de Saúde (UBS) Domingos Rolim Mourão, onde há uma instalação de telemedicina que realiza atendimentos especializados, oferecendo consultas, diagnósticos, tratamento e acompanhamento para a população do município. A diretora da unidade, Joice Gama, enfatiza a importância dessa estrutura de internet para realização de atendimentos.

“Com a chegada dessa internet de fibra óptica, será possível realizar os atendimentos de telessaúde sem interrupção no sinal e com melhor qualidade em termos de velocidade, áudio e vídeo. Vale ressaltar que essa estrutura de internet também atende o hospital público do município”, pontuou.

As cidades atendidas pelo projeto participaram por meio de videoconferência, em um ato demonstrativo do funcionamento e eficácia da internet fornecida aos órgãos públicos. Em Urucurituba a transmissão aconteceu na sala da telemedicina com responsáveis pela unidade e representantes do Ministério da Saúde.

Norte Conectado

O Programa Norte Conectado é uma iniciativa do governo federal por meio do Ministério das Comunicações, com o objetivo de interligar diversas cidades de Amazonas e Pará através de uma rede de fibra óptica, criando uma infovia. Nesse projeto, um cabo óptico foi lançado e ramificado para conectar cidades entre os dois Estados. Essa estrutura de internet tem beneficiado diversos setores públicos, especialmente os órgãos de saúde.

Telemedicina

O Telemedicina é financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), por intermédio do Hospital Albert Einstein (HAE). O programa de teleconsultas é uma prática que utiliza tecnologias de comunicação para fornecer serviços médicos a distância. Ela permite que pacientes e profissionais de saúde se conectem virtualmente para consultas diagnósticas, tratamentos e acompanhamentos.