Policlínica Gilberto mestrinho realiza semana de atividades de valorização da vida em alusão ao Setembro Amarelo

A iniciativa visa informar, orientar e alertar sobre o suicídio e os sinais de alerta, priorizando a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental

(FOTO: Divulgação/ SES-AM)

Para reforçar a importância do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Policlínica Governador Gilberto Mestrinho (PGGM), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza uma semana de atividades voltadas para a valorização da vida. A ação conta com o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) e oferecida aos colaboradores e usuários da unidade.

O NEPSHU, em parceria com a unidade, trabalha com o objetivo de promover a humanização em todos os serviços da policlínica. Em conjunto com o Serviço de Saúde Mental, estão desenvolvendo uma programação que utiliza diferentes metodologias para promover o diálogo sobre saúde mental, reduzir o estigma em torno dos transtornos mentais e encorajar as pessoas a expressarem seus sentimentos e buscar ajuda profissional quando necessário.

A tenente do Corpo de Bombeiro Militar (CBMAM) e coordenadora do NEPSHU da unidade, Joana D’arc Gallup, destaca que é essencial promover atividade de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

“A Campanha Setembro Amarelo é essencial para promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio, entender que a vida deve ser valorizada, reconhecer a importância de cuidar da nossa própria saúde mental e a relevância de desenvolver empatia para oferecer apoio às pessoas que estão passando por momentos difíceis”, destaca.

A programação tem o tema “A Vida é a melhor escolha”, destacando a importância da vida. Entre os dias 11 e 20 de setembro, serão realizadas diversas atividades para usuários e funcionários da PGGM, incluindo palestras, atividades lúdicas e o projeto “Quem cuida da mente, cuida da vida”, planejado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com o objetivo de informar, orientar e alertar sobre o suicídio e os sinais de alerta, priorizando a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental.

A tenente do CBMAM, enfermeira e coordenadora da Coordenação de saúde mental da PGGM, Kédima Priscilla Melo, ressalta que a programação não é voltada apenas para conscientização do suicídio.

(FOTO: Divulgação/ SES-AM)

“A nossa programação é voltada não só para a conscientização do suicídio, mas também para o cuidado com a nossa saúde mental. O primeiro cuidado que devemos ter é olhar para nós mesmos, para o nosso interior. Com isso, podemos estabelecer uma rotina de autocuidado, descanso e cuidado com a nossa saúde emocional. São atitudes simples que realmente podem fazer a diferença em nossas vidas e na vida dos outros”, finaliza.

Ainda no decorrer do mês de setembro, outras unidades estarão realizando atividades voltadas para esse tema, bem como, atividades alusivas as demais campanhas, como Setembro Dourado e Setembro Verde.