Dia do Dentista: Saiba a importância desse especialista para manter uma ótima saúde bucal
Esses cuidados são essenciais para garantir o bem-estar geral e prevenir uma série de problemas dentários
Nesta terça-feira (03/10), quando é celebrado o Dia Mundial do Dentista, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), destaca a importância deste profissional para a manutenção da saúde bucal, além de alertar para os principais cuidados que as pessoas devem adotar para manter um sorriso bonito e saudável.
Segundo Tadeuma Araújo, que é especialista em Gestão Públicas e Saúde Coletiva, os dentes desempenham um importante papel na saúde geral, pois uma boa saúde bucal está diretamente ligada à saúde do corpo.
“É fundamental escovar os dentes todos os dias, logo após as refeições, e utilizar o fio dental para remover os detritos entre os dentes para prevenir cáries e doenças gengivais”, lembra a especialista.
No geral, as escovas de dentes mais recomendadas devem ter cerdas macias, cabeça pequena e cabo anatômico. Em relação ao creme dental ele deve conter a quantidade adequada de flúor de acordo com as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Também deve ser observado a questão da abrasividade. Alguns cremes dentais são muito abrasivos e podem causar certo desconforto e promover a sensação de ardor nos tecidos bucais.
Uma alimentação equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal, segundo Tadeuma Araújo . Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, fortalecem os dentes. Frutas e vegetais crocantes, como maçãs e cenouras, estimulam a produção de saliva e ajudam a limpar os dentes naturalmente.
“Importante dizer que tudo pode ser consumido, porém com moderação. Entretanto, a ingestão de alimentos açucarados, carboidratos e refrigerantes são potencialmente cariogênicos e responsáveis pelo aparecimento da cárie quando a pessoa não escova os dentes ou demora a escovar”, pontua a especialista.
Importância de consultas
As consultas ao dentista têm como objetivo permitir que a pessoa faça avaliações regulares de sua saúde bucal, identificando problemas existentes e prevenindo futuros agravamentos. Além disso, essas consultas promovem a saúde integral, uma vez que muitas doenças podem ser detectadas na cavidade oral. É importante ressaltar que a especialista mencionou sinais de alerta nos quais o paciente deve procurar ajuda médica.
“É importante procurar ajuda de um especialista quando as feridas não cicatrizarem por mais de 10 ou 15 dias, houver alterações de cor e forma em alguma parte da boca ou nos dentes, edema (inchaço) em alguma parte do rosto ou dentro da boca, mau hálito persistente mesmo após escovação, dores na articulação da mandíbula, sangramento gengival, entre outros problemas que possam ser controlados”, finaliza.