Caic Josephina Mello faz palestras de conscientização sobre atenção a pessoa idosa

(FOTO: Divulgação/ SES-AM)

A iniciativa teve como objetivo discutir o cuidado e a necessidade de orientar as crianças para valorizarem e respeitarem a pessoa idosa

Para sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com a pessoa idosa, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) por meio do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC+) Josephina de Mello, promoveu uma semana de palestras sobre os desafios enfrentados por este grupo e incentivando práticas que melhorem sua qualidade de vida.

A campanha faz parte da programação do Dia do Idoso, celebrado no dia 1° de outubro. Durante as palestras, foram abordados os desafios enfrentados pelas pessoas idosas na sociedade, bem como o abandono familiar, a falta de respeito e a escassez de interação social.

Foram abordadas as práticas que podem melhorar a qualidade de vida dos idosos, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, estímulo à convivência social, paciência e preservação da autonomia.

Também foram destacados alguns direitos dos idosos segundo o Estatuto do Idoso, especialmente em relação à saúde, atendimento preferencial e gratuidade de alguns serviços. A diretora da unidade, Marisa Paula, destacou a proposta da iniciativa.

(FOTO: Divulgação/ SES-AM)

“A valorização e o respeito às pessoas idosas são fundamentais para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva, portanto, estamos orgulhosos de poder contribuir com essa causa”, disse a diretora.

Uma das palestrantes da semana, foi a assistente social da unidade, Lilia Gama, que enfatiza a importância de discutir o envelhecimento, os cuidados com os idosos e a necessidade de orientar as crianças para que valorizem e respeitem os idosos, visando uma sociedade mais inclusiva e empática.

“É essencial discutirmos o envelhecimento e os cuidados com os idosos visto que estamos diante de um público que cresce constantemente em nossa sociedade. Muitos de nós convivem, conhecem ou se tornarão idosos, então dessa forma, é crucial que as crianças sejam orientadas a cuidar, respeitar e valorizar a pessoa idosa. Assim, no futuro”, finalizou a assistente social.