Equipe da SAVVIS recebe homenagem em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

O projeto é voltado para serviços de atendimento a vítimas de violência sexual (Foto: divulgação)

O Instituto da Mulher e Maternidade Dona Lindú, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu nesta quinta-feira (04/04), homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelos trabalhos desempenhados no Serviços de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS). A autora da proposta foi a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), presidente da Procuradoria da Mulher da Casa Legislativa.

Em 13 anos de atividade, o SAVVIS já atendeu mulheres de diversas idades, oferecendo serviços de atendimento aos casos agudos e crônicos de vítimas de estupro, acompanhamento ambulatorial (exames laboratoriais e consulta psicológica), aborto legal, profilaxia contra IST’s e HIV, e contracepção de emergência.

O serviço conta com profissionais qualificados e treinados para acolher os pacientes, em especial crianças violentadas, que infelizmente evoluíram para uma gestação indesejada.

“Estamos felizes por ter esse reconhecimento do trabalho prestado às vítimas de violência sexual. Dentro de 13 anos de funcionamento, o serviço nos honra muito e demonstra o quão importante é esse trabalho, fortalecendo cada vez mais a equipe”, disse a diretora-geral do Instituto da Mulher Dona Lindu, Susie Augusto.

A homenagem fez parte da comemoração do primeiro ano da Procuradoria da Mulher do Aleam, que visa promover pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher e sobre a representação feminina na política.

A gerente das Maternidades da SES-AM, Suellen Barbosa, ressaltou a importância da cerimonia para os profissionais da unidade.

“Para nós, da Secretaria de Saúde, o reconhecimento da equipe, prestado recentemente pela Procuradoria Especial da Mulher, nos mostra que estamos no caminho certo para um atendimento de qualidade e humano. Isso nos impulsiona a continuar trabalhando para a ampliação e melhoria dessa assistência”, disse.

O reconhecimento mostra o compromisso da Secretaria de Estado de Saúde com as mulheres, fortalecendo o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, crianças e adolescentes do sexo feminino de forma qualificada, ampliando o acesso em todo o Estado.