Maio Amarelo: Educação em saúde destaca prevenção de acidentes de trânsito para motoristas

Ação ocorreu nesta quarta-feira (22/05), na FVS, e reuniu 125 condutores de unidades da rede estadual de saúde

Foto: Roberto Carlos/Secom

Como parte da programação da campanha ‘Maio Amarelo ́, de prevenção a acidentes de trânsito, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta quarta-feira (22/05), uma programação de conscientização e segurança no trânsito voltada a motoristas de unidades de saúde do Amazonas.

A atividade “Maio Amarelo – Motoristas da Saúde” foi realizada na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em Manaus, e conta com a parceria da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CBMAM), e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) de Manaus.

Segundo a secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, desde o início do mês de maio, as secretarias do Governo do Estado do Amazonas estão trabalhando de forma integrada com a política pública de saúde no trânsito.

“Nós reunimos hoje mais de 125 motoristas estaduais trabalhando a reflexão da importância de termos, cada vez mais, cuidado ao dirigir. É uma política pública fundamental para reduzir vítimas de trânsito para que seja reduzida a pressão hospitalar por causas evitáveis”, disse a secretária Nayara.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a relevância da parceria entre instituições para disseminar a cultura da segurança no trânsito. “Essa ação é para sensibilizar todos os motoristas que trabalham na rede estadual de saúde. Que esse exemplo se reproduza em outros órgãos da administração direta e indireta, porque é preciso começar pela nossa casa”, afirmou a diretora.

O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan Monteiro, acrescentou que o Maio Amarelo é uma campanha mundialmente conhecida que visa a redução de acidentes de trânsito. “A gente precisa tornar esse objetivo da campanha o nosso dever de casa. Ter a consciência que nós somos responsáveis por nossas atitudes. A maioria dos acidentes de trânsito são causados por imprudência”, alertou.

A ação contemplou atividades educativas e interativas voltadas para motoristas da saúde, com destaque para a palestra “Psicoeducação: as emoções no contexto do trânsito”, além de exposições de educação no trânsito e a disponibilização de dois simuladores de embriaguez e um simulador de corrida dupla para os participantes.

Um dos motoristas presentes na ação é o condutor de transporte de emergência da SES-AM, Marcos Willame, de 58 anos, que atua há sete anos na instituição. “Nós temos que estar sempre preparados e dispostos para atender a comunidade. Aqueles que realmente necessitam do nosso trabalho em prol da vida”, disse.

Maio Amarelo

O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.