Seminário realizado pela FHAJ discute projeto Lean nas unidades de emergências no Amazonas

O secretário-executivo da SES-AM, Silvio Romano, participou do debate além de outros especialistas no tema

Foto: Evandro Seixas /SES-AM

Dando continuidade à programação ao 1º Seminário de Qualidade, Lean e Saúde 4.0, realizado pela Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (SES-AM), pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, incluindo a saúde, discutiram na tarde desta quinta-feira (23/05), o projeto Lean nas emergências no Amazonas.

O debate contou com a participação do secretário-executivo da SES-AM, Silvio Romano, além do especialista Daniel Meireles, do Hospital Sírio Libanês de São Paulo (SP), entre outros. A metodologia Lean apresenta uma filosofia de gestão baseada em conceitos que objetivam promover processos enxutos, com mais qualidade, menos desperdício e de maneira mais ágil, promovendo assim uma melhora da cultura organizacional de uma empresa.

Na ocasião, Silvio Romano, que já foi diretor de várias unidades de saúde no Amazonas, falou sobre as experiências e projetos que aplicou dentro dessas unidades que esteve à frente durante seis anos. Segundo ele, o objetivo das ferramentas aplicadas, é atualizar os profissionais que trabalham na área da saúde estimulando a abordagem multiprofissional.

“Precisamos fazer com que os profissionais de saúde se coloquem e sintam as experiências e necessidades dos usuários do sistema de saúde. A metodologia Lean é uma filosofia que visa zerar desperdícios, diminuir custos e aumentar a produtividade dentro de uma empresa, no nosso caso, dentro dos nossos hospitais”, pontuou.

O secretário ressaltou, ainda, que todo o projeto deve ser em conjunto com o uso de tecnologias, com uma gestão eficiente, com foco em garantir uma entrega de máxima qualidade.

Seminário

O seminário é direcionado a pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas e busca fortalecer o conhecimento em áreas como Lean na saúde, segurança do paciente, saúde 4.0, capacitando profissionais, por meio do conhecimento de especialistas de diferentes regiões do país, visando a melhoria do acesso à saúde pública.