SES-AM realiza 1ª Oficina do PlanificaSUS para profissionais que atuam nos municípios do baixo e médio Amazonas
A ação faz parte do cronograma que inclui a implantação da Planificação da Atenção à Saúde
Com o objetivo de fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), garantindo o acesso oportuno e a resolutividade para atender o público que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou na manhã desta terça-feira (28/05), a 1ª Oficina do PlanificaSUS, ministrado pela equipe da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, aos municípios do baixo e médio Amazonas.
O evento aconteceu na sede Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e faz parte de um cronograma que inclui a implantação da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), a qual será realizada por meio de ciclos de melhorias nos municípios das regiões supracitadas.
A secretária-executiva Adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, Nara Esquivel, informou que esta primeira fase é a operacional e, de maneira subsequente, ocorrerão as fases de monitoramento e avaliação correspondentes ao triênio 2024-2026. Na primeira fase houve a seleção das regiões de saúde do médio e baixo Amazonas.
Para a secretária-executiva é importante essa interação entre estado e município, objetivando o avanço e qualificação contínua da atenção e assistência à saúde.
“A importância da oficina é justamente fortalecer os processos de integração, humanização e reorganização do processo de trabalho, com ênfase nos micros e macros processos para alcançar uma assistência assertiva e segura. Todas essas ações qualificam os profissionais, melhoram a estrutura e fortalecem o vínculo com os pacientes, gerando não só satisfação aos pacientes e trabalhadores, a qual resulta diretamente na qualidade da Atenção e Assistência à Saúde”, afirmou Esquivel.
PlanificaSUS
O PlanificaSUS é um Projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), articulado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde junto ao Ministério da Saúde (MS), que visa a operacionalização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do SUS, oferecendo ferramentas para o alinhamento dos processos de trabalho e melhor articulação entre a Atenção Primária em Saúde e a Atenção Especializada.