SES-AM participa de encontro nacional sobre inteligência digital e gestão do SUS

O evento é coordenado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e visa destacar e compartilhar as experiências bem-sucedidas

Foto: Divulgação/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Assessoria Técnica de Gabinete e da Assessoria de Saúde Digital, participou nesta terça-feira e quarta-feira (28 e 29/05) do 3º Encontro da Rede Estadual do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), em Salvador, na Bahia.

O encontro é coordenado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e tem como objetivo destacar e compartilhar as experiências bem-sucedidas implementadas por 21 estados da federação que já compõem a rede, servindo como referência para aprimoramentos e novas iniciativas na área de construção de inteligência da gestão da saúde pela organização dos dados em saúde.

Destinado a gestores públicos, técnicos da saúde, pesquisadores e estudantes, o evento visa apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual para decisões baseadas em dados e reforça o compromisso da Rede do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges) em promover a inovação e a excelência no campo da saúde digital para o fortalecimento da gestão do SUS.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressalta a importância da participação da SES no encontro nacional. “O Núcleo de Inteligência processa, analisa e integra dados em Saúde visando entregar substratos para a Gestão Estadual, além de desenvolver ações e tomar decisões assertivas, visando garantir acesso à prevenção, promoção e tratamento em tempo oportuno à população”, explica.

Segundo ela, a SES-AM acredita na inovação e implementação de tecnologias de informação para ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços de saúde.

“Entendemos que o mapeamento da população e suas necessidades, nos traz os dados para a implementação de ações incisivas, bem como o investimento em tecnologia que convergem com a produção dos serviços de saúde e consequentemente com as necessidades dos usuários do SUS” finaliza.