SES-AM e Defesa Civil realizam reunião de monitoramento da estiagem e de alinhamento de ações

As discussões, que ocorrem de forma contínua pelos órgãos do Governo do Amazonas, têm como foco o planejamento para minimizar os efeitos da seca

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

A Secretaria de Estado Saúde (SES-AM) e a Defesa Civil do Amazonas realizaram, nesta quarta-feira (19/06), reunião de monitoramento e alinhamento das ações estratégicas de enfrentamento à estiagem prevista para este ano. Os órgãos do Governo do Amazonas estão em atenção, e de forma contínua, para minimizar os efeitos da estiagem para a população atingida.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a orientação do governador Wilson Lima é para que os órgãos estaduais, cada um dentro de suas atribuições, participem de forma ativa do planejamento prévio montado com esse foco, organizando as ações que podem ser executadas no período. De acordo com o monitoramento realizado pelo Estado, os dados indicam a possibilidade de uma seca tão ou mais severa do que a ocorrida em 2023.

“Estamos em monitoramento contínuo e com planejamento para dar o suporte necessário na área da saúde. O Governo do Amazonas tem realizado reuniões de forma continuada, dentro de um planejamento estratégico, com objetivo de reduzir os efeitos da estiagem, considerando os possíveis impactos da seca este ano”, reforça Nayara Maksoud, destacando que as ações da SES-AM integram o plano de trabalho estadual de mitigação e enfrentamento à estiagem.

O secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, enfatizou, durante a reunião, que os alinhamentos entre os órgãos são extremamente necessários, para garantir o êxito das ações.

“A estiagem é um fenômeno que está cada vez mais recorrente em nossa região, e é de suma importância que estejamos preparados para enfrentá-la da melhor forma possível. A colaboração, o alinhamento e o engajamento de todos os envolvidos são fundamentais para garantir a assistência, a segurança e o bem-estar da nossa população”, ressaltou o secretário.