Policlínica Codajás é homenageada pelos 40 anos de fundação durante Sessão Especial na ALEAM

Em homenagem ao aniversário de 40 anos da Policlínica Codajás, celebrado no dia 26 de junho, foi realizada nesta terça-feira (25/06), Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelos relevantes serviços prestados à população amazonense. A unidade, da Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), iniciou suas atividades em 1986 e, atualmente, oferece atendimento em mais de 30 especialidades e atende diariamente mais de 2 mil pessoas, da capital e do interior do Estado.

Proposta pelos deputados Dr. Gomes (PSC) e João Luiz (Republicanos), durante a solenidade, servidores da unidade foram homenageados com certificados, em reconhecimento ao trabalho prestado à população.

Na ocasião, representando a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o secretário Executivo Adjunto de Atenção Especializada, Everton Guimarães, falou sobre os desafios da unidade nesses 40 anos.

“Em todos esses anos a Policlínica tem desempenhado papel fundamental na promoção da saúde, na atenção especializada, não só na capital como também no interior do Estado. A Codajás é uma unidade gigantesca que tem vários desafios e todos os dias são vencidos”, disse o secretário executivo.

A diretora da Policlínica Codajás, Areta Melo, destaca que ao longo dos anos a unidade passou por reformas e algumas ainda seguem em execução. Ela ressalta que outras mudanças, como a chegada de novos profissionais e equipamentos, proporcionam um atendimento com a qualidade aos pacientes.

“A Policlínica Codajás recebe não apenas o apoio da comunidade, mas também do governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, e da Secretaria de Saúde, Nayara Maksoud. Somos profundamente gratos por esse suporte essencial na promoção de qualidade e atendimento humanizado para todos”, enfatiza a diretora.

História

A Policlínica Codajás iniciou suas atividades no dia 26 de junho de 1984, quando foi inaugurado o Centro Previdenciário pelo fundador, o superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), Ubaldino Meireles. Em 1988, o Governo Federal, após vários debates nacionais, implantou o Sistema Único de Saúde (SUS), e a unidade passou a se chamar Posto de Atendimento Médico Codajás (PAM da Codajás).

A partir daquele momento, o PAM da Codajás atendia não somente os pacientes previdenciários, mas oferecendo atendimento de forma universal. Com o passar dos anos a unidade foi renomeada e passou a se chamar Policlínica Codajás. Em 2013, a Policlínica Codajás foi habilitada para ser o Centro Especializado em Reabilitação tipo III (modalidades física, auditiva e visual), passando a receber, também, recurso federal para seu custeio e reformas.

Desde então, vem crescendo, qualificando seus profissionais, ampliando sua estrutura física, alinhando fluxos. A unidade conta com uma equipe multiprofissional para tratamento qualificado, e ofertando a população um processo de habilitação e reabilitação integral, além de dispensar órteses, próteses, e materiais especiais (OPMs), dentre eles cadeiras de rodas, que em 2023 tiveram a fila de espera zerada, e as bolsas de estomia.

Serviços ofertados

1. Ambulatório de Diversidade de Gênero;
  2. Ambulatório de Ginecologia / SRC/SDM/Endometriose;
  3. Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA;
  4. Doenças raras;
  5. Parque de imagem;
  6. Pé diabético;
  7. Pré Natal de Alto Risco;
  8. PREP – Profilaxia pré exposição – HIV;
  9. Saúde Mental;
  10. Triagem Neo.
  11. Componente Especializado de Assistência Farmacêutica.