Carretas de Saúde realizaram mais de 5,6 mil exames, em cinco municípios da Região Metropolitana de Manaus
Em menos de dois meses de atendimento no interior do Estado, as Carretas de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas já passaram por cinco municípios da Região Metropolitana de Manaus, realizando 5.640 exames de mamografia e ultrassonografia. As duas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já passaram por Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Iranduba (a 176, 68, 115, 57 e 27 quilômetros da capital, respectivamente).
O balanço é do período de 27 de maio, quando as carretas começaram a atender no interior, até 12 de julho. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, informa que ainda não estão neste balanço os atendimentos em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), que ainda estão ocorrendo e seguem até o dia 2 de agosto, com a expectativa de realizar cerca de 1.650 exames. Na cidade, a unidade móvel está posicionada na Praça da Juventude, na avenida Amazonino Mendes, Galo da Serra II, atendendo das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.
Nayara Maksoud explica que, pela primeira vez, as duas unidades móveis foram deslocadas para levar ao interior a oferta de exames, ampliando e facilitando o acesso da população. A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde Amazonas. “O Governo do Amazonas segue investindo na ampliação dos serviços e no fortalecimento da rede estadual de saúde. Esta ação é uma iniciativa pioneira do governador Wilson Lima, de fazer chegar a todos exames importantes oferecidos na rede pública”, destaca a secretária.
Atendimentos
Conforme a secretária Executiva Adjunta de Regionalização (Sear) da SES-AM, Rita Almeida, as Carretas de Apoio à Saúde começaram os atendimentos nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara, em 27 de maio. Em Manacapuru, foram realizados 1.441 procedimentos, sendo 646 mamografias e 795 ultrassonografias, até o dia 14 de junho. Em Itacoatiara, foram realizados 1.682 exames, sendo 515 mamografias e 1.167 ultrassonografias, até o dia 21 de junho.
De 17 junho a 5 de julho, em Novo Airão, foram realizadas 223 mamografias e 951 ultrassonografias, totalizando 1.174 atendimentos no município. Em Rio Preto da Eva, os atendimentos iniciaram no dia 24 de junho e seguiram até 12 de julho, com a realização de 883 exames, sendo 247 mamografias e 636 ultrassonografias. Já em Iranduba, foram realizados 460 atendimentos, com 153 mamografias e 307 ultrassonografias, do dia 8 ao dia 12 de julho.
“Os exames são para os pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde e estão com a autorização de encaminhamento. Esses procedimentos são extremamente importantes para a detecção de doenças e para o tratamento precoce de doenças”, pontuou Rita Almeida.
FOTOS: Evandro Seixas-SES-AM e Mauro Neto – Secom