Governo do Amazonas entrega, diariamente, nutrição, fraldas e medicamentos para pacientes assistidos pelo Melhor em Casa

Atualmente, 700 pessoas recebem acompanhamento do programa, realizado por equipes multiprofissionais da SES-AM

Foto: Divulgação/SES-AM

O Governo do Amazonas entrega, diariamente, nutrição, fraldas e medicamentos para os pacientes assistidos pelo Programa Melhor em Casa. Ao todo, 700 pessoas em condição crônica e de alta complexidade são acompanhadas pelas equipes multiprofissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

As entregas acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do programa, na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul. Os pacientes acompanhados pelo programa têm uma carteira atualizada, com as datas e nomes de todo material necessário para receber e dar continuidade ao tratamento em casa.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as equipes formadas por fisioterapeuta, enfermeiro, médico, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e psicólogo fazem visitas periódicas aos pacientes, com realização de curativos, troca de sondas e orientação aos familiares para o melhor cuidado da pessoa acamada.

Mesmo não sendo uma obrigatoriedade do programa, o Governo do Estado adquire e faz a entrega aos pacientes dos medicamentos, insumos, fraldas, alimentação e nutrição.

“O perfil do paciente atendido pelo Melhor em Casa, em sua maioria, é formado por aqueles com doenças progressivas, idosos e crianças que antes eram moradores de hospitais e, agora, seguem sendo acompanhados no seio familiar. Esse cuidado integral oferecido pelo Governo do Estado, que inclui medicamentos, curativos, alimentação e nutrição, possibilita a continuidade do tratamento no conforto do lar”, explicou a secretária.

Segundo a coordenadora do Melhor em Casa da SES-AM, Semira Torres, as equipes fazem um trabalho de monitoramento em unidades de saúde para verificar se existem pacientes internados que podem dar continuidade ao tratamento em casa, sendo assistido pelo programa.
Ela ressaltou, ainda, todo o controle realizado para que os pacientes recebam seus medicamentos e alimentação em períodos corretos.

“Todos os dias fazemos entregas. Hoje, cada pessoa acompanhada pelo Melhor em Casa tem uma carteira, na qual é relacionado tudo que recebem mensalmente. A gente trabalha com o padrão de necessidade de cada paciente”, informou a coordenadora.

Para a dona de casa Elenilce Oliveira, 47, receber o acompanhamento do programa fez toda diferença no cuidado à saúde do irmão. “Ele recebe gaze, soro, bolsa de colostomia, sonda, fraldas, suplemento alimentar e materiais de curativos. Meu irmão teve um problema que o levou a ficar internado um bom tempo. Quando ele pegou alta, nós conseguimos esse auxílio do Melhor em Casa. A gente recebe as visitas e, graças a Deus, hoje estou levando fralda e agradeço por esse auxílio”, comentou.