Governo do Amazonas já realizou, até agosto, mais de 102 mil consultas voltadas à pessoa idosa

Atendimento nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) também somou 42 mil procedimentos, entre vacinação e testes rápidos

Fotos: Evandro Seixas /SES-AM

O Governo do Amazonas, por meio dos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) Ada Rodrigues Viana e André Araújo, unidades da Secretaria de Estado de Saúde, já realizaram mais de 102 mil consultas, de janeiro a agosto deste ano, além de 42 procedimentos, entre vacinação e testes rápidos, um aumento de 80% e 65%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2023.

O atendimento para pessoas a partir de 60 anos, é de média complexidade e de atenção básica, embora seja esta de responsabilidade municipal. “Os serviços básicos de saúde são oferecidos também, porque sabemos da importância desses serviços, e da qualidade ofertada, para esse público-alvo”, afirma a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Os Caimis oferecem, em especial, tratamento de doenças ligadas ao envelhecimento e ações com foco na prevenção de acidentes decorrentes da perda de funcionalidades.

Localizados na zona oeste e norte de Manaus, os Caimis dispõem de acompanhamento com equipe multiprofissional da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), incluindo fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, endocrinologistas, gastroenterologias, geriatras, nutricionistas, odontólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

De acordo com a secretária Nayara Maksoud, todo mês, os Caimis atendem aproximadamente 650 idosos. Além das consultas, os pacientes também têm acesso a serviços como vacinas, testes rápidos para hepatite B, hepatite C, HIV, sífilis e oficinas de atividades terapêuticas.

“Os Caimis são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar dos nossos idosos. Com equipes multidisciplinares e serviços especializados, o Governo do Amazonas garante que recebam o atendimento que precisam, proporcionando cuidado integral”, afirmou a secretária.

Segundo o secretário executivo Adjunto de Atenção Especializada, Everton Guimarães, o serviço hoje oferecido pelos Caimis fortalecem a rede de atenção à pessoa idosa, propiciando acolhimento e qualidade de vida. “O Caimi tem uma importância fundamental para os pacientes dessa faixa etária, pois oferece um serviço humano, para que tenham maior longevidade e menor tempo de permanência dentro de unidades de saúde, tratando doenças que poderiam ser evitadas com o serviço preventivo de atenção básica”, explicou.

Atendimento


O Caimi Ada Rodrigues Viana, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa, realizou 44.593 consultas de janeiro a agosto de 2024, um aumento de 63%, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando registrou 27.337 consultas. Além disso, a unidade executou, no mesmo período, 35.787 serviços, entre vacinas e testes rápidos, aumento de 64% comparado ao mesmo período do ano passado, quando efetuou 21.826.

Já o Caimi André Araújo, localizado na avenida Camapuã, bairro Cidade Nova, realizou, de janeiro a agosto deste ano, 57.459 consultas, aumento de 96% comparado ao mesmo período de 2023, quando atingiu 29.303 consultas. Já em aplicações de vacinas e testes rápidos, a unidade realizou 6.743 procedimentos, um aumento de 74% comparado ao mesmo período de 2023, quando fez 3.865.

Juntos, os dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade realizaram 102.052 consultas e 42.530 serviços relacionados à vacinação e testes rápidos, em 2024, cuidando adequadamente do idoso e garantindo saúde, conforto e bem-estar, através do atendimento de equipe multiprofissional.

Os idosos podem ir diretamente nessas duas unidades, sem precisar agendar. No local, ele vai passar por consulta médica e será encaminhado para acompanhamento, de acordo com a necessidade