Mutirão de cirurgias eletivas marca os 23 anos de atuação do novo Hospital Infantil Doutor Fajardo

A programação inclui também entrega de brinquedos e atividades lúdicas para os pacientes

Referência em cirurgias reparadoras no Amazonas, o Hospital Infantil Doutor Fajardo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), completa, neste sábado (12/10), 23 anos de atuação, após a reinauguração em 2001. Como parte das comemorações pela data será realizado um mutirão de cirurgias eletivas, que inicia na segunda-feira (14/10) e segue até sexta-feira (18/10).

A programação de comemoração na unidade começou nesta nesta sexta-feira (11/10), com a entrega de brinquedos e atividades lúdicas para os pacientes, para celebrar o Dia da Criança neste sábado (12/10). As cirurgias eletivas, segundo a direção da unidade, são direcionadas ao público feminino, crianças e adolescentes, dentro da campanha do Outubro Rosa, campanha que também é voltada às mulheres.
A expectativa é atender 30 pacientes, encaminhadas pelo Complexo Regulador, para a realização de procedimentos como cirurgias de hérnia inguinal, hérnia umbilical, sinequia vulvar, freio de língua, cisto tireoglosso e hérnia epigástrica.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, esteve neste primeiro dia de atividades na unidade e destacou a importância do Hospital Infantil Doutor Fajardo, que é referência no Amazonas em cirurgias de queiloplastia (reconstrução dos lábios) e palatoplastia (reconstrução da anatomia que separa a cavidade nasal e oral), atendendo crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A unidade recebe, mensalmente, cerca de três mil crianças nas mais diversas especialidades.

“O Doutor Fajardo é uma unidade importantíssima para a assistência das crianças e adolescentes do nosso Estado, oferecendo atendimento de qualidade. A unidade conta com equipe multiprofissional, com cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, dentistas, nutricionistas que fazem o acompanhamento dos pacientes, desde o pré ao pós-cirúrgico. Parabéns ao hospital e a todos os profissionais que fazem da unidade uma referência para o Estado”, declarou a titular da SES-AM.

Mutirão

O diretor Hospital Infantil Doutor Fajardo, Aly Ballut, explicou que as cirurgias serão realizadas das 8h às 13h, destacando que os procedimentos de rotina seguirão normalmente na unidade, no período da tarde.

“Toda nossa equipe de profissionais está empenhada em garantir esses procedimentos aos pacientes. Essa campanha foi pensada exclusivamente para atender as meninas, por estarmos no Outubro Rosa. As demais cirurgias, para todos os pacientes, seguem o calendário normal”, esclareceu Ballut.

Sobre a unidade

O hospital foi fundado em dezembro de 1922, como Casa Dr. Fajardo e, durante mais de seis décadas, foi o único hospital infantil do estado. Em agosto de 1998, inúmeras dificuldades provocaram o fechamento do hospital, que só foi reaberto três anos depois, em outubro de 2001, quando foi entregue à população o novo Hospital Dr Fajardo.