Capacitação: Secretaria de Estado de Saúde realiza ciclo de treinamento com servidores da Cema

A iniciativa faz parte do projeto “Capacita SES-AM”, voltado para a qualificação dos profissionais da área

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Administração (Seaga) em conjunto com o Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), promoveu, nos meses de setembro e outubro, um ciclo de treinamento aos profissionais que atuam na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). A iniciativa faz parte do projeto “Capacita SES-AM”, voltado para a qualificação dos servidores.

A diretora DGTES, Fabiana Gurgel, explicou que o primeiro treinamento foi realizado no dia 30 de setembro, com a participação de 49 servidores de diversos setores da Cema. Na ocasião, o especialista Ulisses Bezerra, que atua no Núcleo de Inovação e Modernização da Seaga, trabalhou conteúdos de atendimento ao público, fundamentados nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), com ênfase na importância do acolhimento, da escuta e do respeito ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 31 de outubro, foi realizado outro treinamento com a presença de 45 servidores da Central de Medicamentos, quando foi abordada a temática: “atitudes mentais, verbais e corporais no ambiente de trabalho”, ministrada pela diretora do Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC)
da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Sanmya Tiradentes.

A diretora DGTES pontuou que essas iniciativas contribuem para a promoção de um ambiente de trabalho mais motivador e colaborativo, que beneficiam toda a comunidade.

“Um atendimento mais humanizado e acolhedor possibilita relações mais empáticas com a população e promove experiências mais dignas e respeitosas no serviço público”, declarou Fabiana Gurgel.

Os treinamentos também contaram com a colaboração da Gerência de Educação e Humanização na Saúde (GESH) do DGTES, responsável por desenvolver ações educativas voltadas para a formação e aprimoramento dos profissionais da saúde, fundamentando-se nas Políticas Nacionais de Humanização e de Educação Permanente.