SPAs e UPA da SES-AM atenderam, na quinta-feira, mais de 5 mil pacientes, a maior parte com síndromes gripais

A incidência dos casos com perfil de Atenção Básica tem ocasionado o crescimento dos atendimentos nas unidades da capital

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Os Serviços de Pronto Atendimentos (SPAs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) atenderam, somente na quinta-feira (02/01), 5.261 pacientes, com destaque para o elevado número de casos de síndromes gripais, com perfil de Atenção Básica. A alta incidência no número de casos deve-se ao período de intensificação das chuvas.

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), órgão da SES-AM, no mês de dezembro de 2024, o Estado registrou 242 casos de síndromes gripais. Além disso, 171 hospitalizações, o que representa um aumento de 30% no número de casos em relação ao ano de 2023 (132).

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, 70% dos casos recebidos nos nove SPAs e na UPA são típicos de Atenção Básica de Saúde. A maior procura acaba sendo no período noturno, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não funcionam. Os SPAs e UPA, além da consulta médica, realizam exames de imagem, laboratórios e dispensação de medicação.

“O Governo do Estado não deixa de dar cobertura à população, mesmo quando o perfil não é de média e alta complexidade. Mas é preciso o reforço na Atenção Básica para o atendimento aos pacientes. A Secretaria de Estado de Saúde tem trabalhado diariamente com reorganização de fluxo de atendimento e monitoramento das demandas”, destaca a secretária.

Nayara Maksoud reforçou que medidas de prevenção e controle são essenciais para prevenir casos graves. “Orientamos aos gestores de unidades a intensificação da vigilância epidemiológica. E para a população, é importante sempre ficar atenta para atualização dos cartões de vacinação”, observa a secretária da SES-AM, destacando que pessoas sintomáticas podem procurar atendimento em uma das UBSs.