Conselho Estadual de Saúde elege nova composição da mesa diretora para o triênio 2025-2027

Por unanimidade de votos, Ana Cláudia Martins, do segmento Usuários do SUS, foi eleita presidente do colegiado

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

Por unanimidade de votos, a assistente social Ana Cláudia Martins, do segmento “usuários do SUS”, foi eleita, nesta terça-feira (07.01), como presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-AM), para o triênio 2025-2027. Esta é a primeira vez que a presidência do colegiado é definida em eleição entre os próprios membros. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o pleito ocorreu de forma transparente e reforça o compromisso do Governo do Amazonas em garantir a participação da sociedade nas decisões da saúde.

Durante a reunião, realizada no auditório da SES-AM, os conselheiros também definiram a composição da mesa diretora. A secretária da SES vai assumir a vice-presidência do CES-AM, como representante do segmento “gestão”. Já os conselheiros Marilene Vilhena e Gilson da Silva, dos segmentos “trabalhadores” e “usuários do SUS”, vão responder como 1º e 2º secretários, respectivamente.

A eleição contou com a presença de 15 conselheiros titulares e dos suplementes, empossados na última sexta-feira (03.01). Conforme o regimento interno, apenas os membros titulares votaram. Houve ainda o registro de uma falta de membro titular, que foi justificada.

“Finalizamos, hoje, a eleição para a nova presidência do Conselho Estadual de Saúde e a composição da mesa diretora. Estamos muito felizes com o resultado, pois todo o processo ocorreu de forma democrática, transparente e com a participação ativa dos membros. Temos agora uma presidenta eleita e só temos a agradecer a todos que nos apoiaram nesse processo, principalmente ao governador Wilson Lima”, destacou Nayara Maksoud.

Para a secretária, o momento também é considerado histórico, já que só foi possível graças a aprovação e sanção da Lei 6.938, de junho de 2024, que estabelece que a presidência do Conselho seja escolhida entre os próprios membros, por meio de eleição. “Isso traz independência, fortalecimento e empoderamento para o controle social na saúde”, destaca.

Escolhida por maioria dos votos (15), Ana Cláudia Martins falou sobre as prioridades do Conselho para o triênio 2025-2027. “É com muita alegria que assumimos essa responsabilidade, e vamos trabalhar cada vez mais pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde, pela interiorização do CES-AM e, sobretudo, pela política pública de saúde do Estado”, afirmou ela, que representa a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa).

O CES-AM é formado por representantes de instituições públicas, profissionais saúde e sociedade civil, com a finalidade de estabelecer, acompanhar e realizar o controle social da política estadual de saúde.

FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM