SES-AM lança cartilha de avaliação de desempenho, para nortear ações na rede de saúde
A publicação foi lançada na 1ª Reunião de Gestão das Unidades, onde foram apresentados os resultados obtidos e os projetos para 2025
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lançou, neste sábado (11/01), a cartilha de Avaliação de Desempenho das Unidades de Saúde, instrumento que norteia os caminhos a serem percorridos para o fortalecimento do SUS no Estado. O lançamento ocorreu durante a 1ª Reunião de Gestão das Unidades de Saúde da capital, onde foram apresentados os resultados obtidos pela rede em 2024, as melhores entregas e as perspectivas para este ano.
O evento foi realizado na sede da SES-AM, no Aleixo, zona centro-sul. Além da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, participaram a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosimary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, os secretários executivos e todos os gestores das unidades vinculadas à SES-AM, como hospitais e prontos-socorros (HPSs), Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), policlínicas, fundações e demais estruturas que compõem a rede.
“Fechamos 2024 com entregas importantes e resultados históricos, que nos motivam a pensar em melhorar ainda mais a assistência para a nossa população. E, hoje, a Secretaria de Saúde inova ao entregar a cartilha de Indicadores, porque ela vai servir como um instrumento norteador para que cada profissional que atua na rede saiba quais são os caminhos a serem seguidos, para que possamos tornar o SUS Amazonas cada vez mais forte”, afirmou Nayara Maksoud.
A cartilha, frisa a secretária, é um documento que contém todo o processo de avaliação de desempenho das unidades, levando em consideração questões estruturais e de processos de trabalho. “Esta ferramenta visa orientar os gestores na avaliação eficaz dos serviços, ou seja, para que todos trabalhem com as mesmas unidades de medidas, conforme a tipologia do serviço prestado”, explicou.
No evento, também houve a assinatura simbólica do Termo de Compromisso de Gestão Assistencial, em que cada gestor se compromete em executar todos os parâmetros previstos na cartilha.
Na reunião, a secretária Nayara Maksoud listou as ações prioritárias que serão executadas no decorrer de 2025. Entre as principais metas estão a contratualização dos serviços em toda a rede estadual na capital; a implantação do prontuário eletrônico em todas as unidades de saúde; a mudança no sistema de regulação e a organização e fortalecimento de identidade de todos os equipamentos da rede.
Resultados
Durante o encontro, Nayara Maksoud apresentou um relatório detalhado de todas as ações executadas pela SES-AM, no decorrer de 2024. Entre os principais destaques, a secretária de Saúde ressaltou a redução em 49,2% da mortalidade materna, no Estado. “Esta foi a maior redução registrada nos últimos dez anos e reflete os investimentos do Governo do Amazonas na saúde, seja na capacitação de profissionais, na aquisição de equipamentos ou mesmo da ampliação de estruturas. Estamos falando de um indicador de resultado, que impacta diretamente no nosso dia a dia”, acrescenta.
Ainda segundo a secretária, em 2024, a saúde estadual realizou 820 mil consultas especializadas, 270 mil cirurgias eletivas, 146 transplantes de órgãos, além de 34.659 atendimentos especializados em 21 edições do projeto Governo Presente.
Também foram registrados 28.796 exames de ultrassonografia e mamografia de forma itinerante, com as Carretas da Saúde em Manaus, e de forma pioneira, no interior do Estado. Além disso, 3.667 tomografias na unidade móvel destinada a este serviço.
“Não podemos deixar de mencionar as obras de ampliação, reforma e revitalização que foram realizadas em unidades de todas as zonas da capital, possibilitando a abertura de 73 novos leitos, a inauguração do centro cirúrgico da Fundação Alfredo da Matta, a Agência Transfusional do HPS João Lúcio, além de outras obras”, disse Nayara Maksoud.
Outro ponto destacado foi a implantação da Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, em Parintins, que funciona como um “escritório” da SES-AM no município, cujo modelo será implantado também em Tefé e Tabatinga. Ela também ressaltou a implantação do novo modelo de gestão do Complexo Hospitalar Sul, formado pelo Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu.
As secretárias executivas adjuntas Nívia Harb, do Fundo Estadual de Saúde (FES), e Kamila Pinheiro, do Controle Interno (SEACI), e o coordenador do Complexo Regulador, Roberto Maia, também apresentaram o balanço das ações de cada pasta, respectivamente.
Projetos em destaque
A reunião deste sábado também foi importante para apresentar os projetos desenvolvidos nas unidades que se destacaram pela excelência e inovação nos atendimentos. Ao todo, 14 instituições de saúde receberam uma homenagem, em reconhecimento pelos serviços prestados.
“Ter um planejamento estratégico é fundamental para que possamos pensar como rede. Receber essa homenagem foi uma satisfação, nos deixa mais motivados e certos de que estamos no caminho certo”, afirmou a diretora da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, Roberta Nascimento.
Na ocasião, a unidade foi um dos destaques pelo projeto “Congênitos”, que visa à implantação de estrutura de telemedicina para realização, à distância, de cirurgias cardíacas em crianças com cardiopatia congênita.
As demais unidades reconhecidas foram o Caic Alberto Carreira, com o projeto de rastreamento de escoliose em crianças e adolescente; os Hospitais e Prontos-Socorros da Criança das zonas Oeste, Sul e Leste, com o programa Alta Oportuna, que consiste em entregar aos pais ou responsáveis de crianças, que recebem alta hospitalar, um kit das medicações necessárias para continuar o tratamento em casa, evitando assim novas internações; as setes maternidades estaduais e a Policlínica Codajás, que realizam pré-natal de alto risco, pela redução da mortalidade materna. O Hospital Delphina Aziz também foi um dos homenageados pelo projeto de transplantes renais.
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AM