SES-AM inicia atendimentos de saúde em Manaquiri, com o Barco Hospital São João XXIII
“Para mim, é uma maravilha, hoje, a gente está tendo esse atendimento aqui”. A declaração é da pescadora Rosana Rodrigues, no primeiro dia de atendimentos do Barco Hospital São João XXIII na Vila do Janauacá, município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). A ação, iniciada na região nesta sexta-feira (17/01), é promovida pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis, com a realização de atendimentos em oito especialidades médicas e em odontologia, além de exames, dispensação de medicamentos e vacinação.
Nesta primeira expedição de 2025, conforme a Secretaria de Estado de Estado de Saúde (SES-AM), a expectativa é realizar cerca de 2.400 atendimentos na localidade, até o dia 23 de janeiro. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressalta que o barco facilita o acesso da população ribeirinha e indígena aos serviços da rede pública estadual de saúde. “Com o suporte da embarcação vamos conseguir alcançar mais pessoas e garantir o acesso a serviços de qualidade”, destaca.
Entre os serviços ofertados nesta expedição estão especialidades como Oftalmologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria, Clínica Geral, Saúde da Família, Radiologia e Odontologia. No local, além dos atendimentos nas especialidades médicas, são realizados exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma, além da dispensação de medicamentos e vacinação.
A secretária Executiva Adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, que acompanhou o primeiro dia de atendimentos da embarcação, explica que os interessados devem comparecer ao local munidos com o cartão do SUS ou qualquer documento de identificação pessoal.
“Basta chegar no barco, vai ser encaminhando para triagem e dizer qual a especialidade que pretende, o que está buscando, porque nós temos várias especialidades e atendimentos. Podemos fazer, inclusive, cirurgia de pterígio, que é aquela carne crescida no olho que é muito comum, cirurgia de vesícula, de hérnia. Estamos aqui preparados e prontos para receber toda a população dessa região”, disse.
Agradecimento
Além de buscar atendimento em Clínica Geral, a pescadora Rosana Rodrigues também levou o neto, Nicola Thomas Ferreira, de 10 anos, para ser consultado com oftalmologista e dentista. Na ocasião, a criança falou da dificuldade em fazer tarefas descritas pelos professores no quadro da sala de aula. “Quando eu estou na escola fica uma luz no quadro que não faz eu enxergar muito e também eu fico toda hora piscando”, relatou. “Eu gostei. É uma maravilha. O governador Wilson Lima está de parabéns”, concluiu Rosana.
Com problemas da vesícula, a também pescadora Conceição Xavier, que esteve na embarcação para ser consultada com cirurgião e com oftalmologista, falou da facilidade em receber o atendimento nessas especialidades. “Muito legal, fui bem atendida, bem recebida. Essa oportunidade, para nós, ela é muito interessante, porque aqui nós não temos condições de ir pra Manaus e Iranduba também”, declarou.
Barco Hospital São João XXIII
A embarcação foi construída pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições. O Governo do Amazonas firmou convênio com a entidade, para utilização nas ações de saúde no interior do Estado.
O coordenador do Barco Hospital São João XXIII, frei Alberto Medeiros, informou que a embarcação tem o intuito de levar uma saúde resolutiva, onde o paciente faça o atendimento, realize o exame e o procedimento cirúrgico, com a garantia de uma saúde humanizada.
“E essa parceria, da Associação e Fraternidade Lar São Francisco e o Governo do Estado do Amazonas, fortalece ainda mais, para que possamos levar cada vez mais saúde e dignidade a nossa população”, pontuou.
Fotos: Evandro Seixas /SES-AM