Mais de 1,3 mil atendimentos são realizados em dois dias no Barco Hospital São João XXIII, em Manaquiri

A expedição de saúde do Governo do Amazonas, no município, começou na sexta-feira (17/01) e se encerra no dia 23 de janeiro

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Em dois dias, 1.332 atendimentos foram realizados no Barco Hospital São João XXIII, que está ancorado na Vila do Janauacá, município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). Iniciada na sexta-feira (17/01), a expedição de saúde do Governo do Amazonas, realizada em parceria com a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis, leva consultas médicas especializadas, exames de imagens, atendimento odontológico, cirurgias e dispensação de medicamentos para a comunidade.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, no primeiro dia da expedição de saúde em Manaquiri, na sexta-feira (17/01), o Barco Hospital realizou 523 atendimentos. No sábado (18/01), foram recebidos 809 pacientes. “As ações têm por objetivo ampliar o acesso das comunidades ribeirinhas e indígenas aos serviços de saúde, como consultas, exames e até mesmo cirurgias de baixa e média complexidades. O trabalho faz parte das estratégias que vem sendo colocadas em prática pelo Governo do Amazonas para levar os serviços da rede pública para mais perto das pessoas”, afirmou.

Ainda segundo Nayara Maksoud, para ser atendido no local, o cidadão deve comparecer munido com cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Após passar por uma triagem, é encaminhado para o atendimento e exame se necessário.

Entre os serviços disponibilizados pelo Barco Hospital São João XXIII, em Manaquiri, estão atendimentos em Oftalmologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria, Clínica Geral, Saúde da Família, Radiologia e Odontologia. No local, são realizados também exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma, além da dispensação de medicamentos e vacinação.

Barco Hospital São João XXIII

A embarcação foi construída pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições. O Governo do Amazonas firmou convênio com a entidade, para utilização nas ações de saúde no interior do Estado.