SES-AM fortalece ações de educação em saúde durante intercâmbio com ICEPi

A parceria entre os órgãos faz parte do Programa Anual de Saúde (PAS) na área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Foto: Divulgação / SES-AM

A Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Gerência de Educação em Saúde e Humanização (GESH/DGTES), segue avançando na modernização das ações de ensino e pesquisa. A equipe técnica da SES-AM participou, na segunda e terça-feira (17 e 18/02), de reuniões online com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (SESA).

O objetivo das reuniões foi aprofundar o conhecimento sobre o Programa de Residências Médicas e Multiprofissionais, o Sistema de Gestão Acadêmica, e a Biblioteca de Saúde do ICEPi, visando fortalecer as iniciativas da SES-AM na área de educação e saúde. A secretária de saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou a importância do intercâmbio entre os estados para aprimorar as políticas de educação e qualificação profissional em saúde. 

“A parceria com o ICEPi reforça o compromisso da SES-AM em investir na capacitação dos profissionais e na modernização da gestão do ensino e pesquisa. Esse intercâmbio nos permite conhecer práticas inovadoras e fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, contribuindo para a melhoria da assistência à saúde no Amazonas”, disse a secretária.

A diretora do DGTES, Fabiana Gurgel, explicou que os encontros foram um desdobramento da visita técnica realizada pela equipe do departamento ao ICEPi, onde foi possível conhecer de perto a experiência bem-sucedida do instituto na formação e qualificação de profissionais da saúde. Ela também reforçou que a parceria entre a SES-AM e o ICEPi faz parte do Programa Anual de Saúde (PAS) na área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

“Conhecer o relevante trabalho do ICEPi, contribuiu para buscarmos cada vez mais a ampliação da educação na saúde e a necessária integração entre ensino, serviço e comunidade para a saúde do Amazonas“, pontuou. 

Foto: Divulgação SES-AM

Fabiana Gurgel pontuou, ainda, que a SES-AM segue empenhada em fortalecer a qualificação profissional e aprimorar os processos de ensino e pesquisa na saúde, garantindo que os profissionais do Amazonas tenham acesso a uma formação cada vez mais especializada e integrada às necessidades da população.