FCecon realiza cirurgias para tratamento de fissuras labiopalatais
Nove cirurgias de correção de lábio e palato estão agendadas para esta semana, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), órgão do Governo do Estado. As cirurgias são realizadas por meio do Programa de Fissuras Labiopalatais, implantado há cerca de 20 anos na instituição. A previsão inicial, nesta nova fase do programa, em 2013, é de realização de dez procedimentos por semana.
Só nesta segunda-feira, duas crianças, ambas com um ano de idade, passaram pelo procedimento de correção de lábio e palato (céu da boca) na FCecon. A cirurgia dá aos pacientes a chance de ter uma vida normal, uma vez que a malformação (deficiência congênita), conhecida popularmente como lábio leporino, vem acompanhada de problemas respiratórios e dificuldades de alimentação.
As cirurgias são realizadas no Centrinho, fruto de um convênio entre a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para atender, principalmente, crianças que necessitam passar por cirurgias reparadoras.
Criado em 1993, o espaço funciona na estrutura física da FCecon, hospital de referência no tratamento do câncer na Amazônia Ocidental – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. Lá foram realizadas mais de 400 cirurgias corretivas em crianças e adultos com idade entre 3 meses e 65 anos, o que fez com que o serviço se tornasse referência na região Norte.
Segundo o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, os atendimentos são feitos por cirurgiões da área de cabeça e pescoço, com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo e assistente social, além de enfermeiros, dentista, fonoaudiólogo e anestesiologista.
Os pais ou responsáveis por crianças que estão em busca deste tipo de atendimento, podem procurar o Serviço Social da FCecon, onde terão uma consulta agendada pela gerência do Programa de Fissuras Labiopalatais e, posteriormente, a cirurgia, se for o caso. O atendimento ocorre a partir das 13h e as cirurgias são agendadas sempre a partir das 18h, durante a semana, e a partir das 7h, aos sábados.