Policlínica Codajás supera metas de entrega de exames

Mais de 90% dos exames realizados em 2012 pela Policlínica Codajás, do Governo do Estado, foram entregues dentro do prazo de até cinco dias. A meta, definida e monitorada pelo Comitê Gestor da Qualidade, foi alcançada pelos três setores responsáveis pela realização de exames na unidade de saúde. Em um deles, o índice de emissão de laudos chegou a 100%, garantindo ao usuário da rede estadual de saúde a continuidade no tratamento de doenças.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que a agilidade na entrega de exames facilita o retorno do paciente ao atendimento com o médico especialista que solicitou o procedimento. O diretor geral da Policlínica Codajás, Fábio Manabu Shimizu, frisa que sem o resultado do exame o paciente não pode efetuar a marcação do reagendamento (retorno), no caso de usuários que já fazem tratamento.

O setor de Imagenologia, responsável pela realização de cinco tipos de exames de média complexidade, apresentou o melhor desempenho em todos os meses do ano passado, garantindo a cobertura de 100% na entrega de exames num prazo de até cinco dias. No local, são realizados o teste ergométrico (para avaliação da aptidão cardio-respiratória global do indivíduo) e a espirometria (prova de função pulmonar que mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões), além da endoscopia, do ultrassom e do raio x.

Já nos Registros Gráficos o índice alcançado em 2012 quanto à entrega de exames num prazo de até cinco dias foi de 97,34%. No setor são realizados dois tipos de procedimentos: eletrocardiograma e eletroencefalograma. O primeiro é o registro de alterações de potencial elétrico entre dois pontos do corpo, indicado como parte da análise de doenças cardíacas. O outro é um tipo de exame neurofisiológico útil para avaliar a função do cérebro e indicado para o diagnóstico de transtornos neurológicos.

Diferente dos anteriores, a emissão de laudo de exame no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) deve estar disponível em até três dias. A maior parte deles, 92,2%, também é entregue ao usuário dentro desse prazo. No LAC são realizados 43 exames, distribuídos entre os ramos da hematologia, imunologia, parasitologia e bioquímica. Recentemente, o Laboratório recebeu certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), concedido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O selo é uma referência de garantia de qualidade, necessário a todo laboratório clínico moderno.

___________________________
Anderson Vasconcelos
Assessoria de Comunicação
Policlínica Codajás
Rua Codajás, 26, Cachoeirinha
CEP: 69065-130 / Manaus / Amazonas
Contatos: (92) 9903-8877 / 9348-5153 / 3612-4477 (fone/fax)
comunicacao@policodajas.am.gov.br
a_vasconcelos_b@hotmail.com