Susam realiza mais dois transplantes de rins

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está realizando dois transplantes de rins nesta sexta-feira (08). Os procedimentos estão sendo realizados com os órgãos doados pela família de uma paciente de 24 anos, que estava internada no Pronto Socorro João Lúcio Pereira Machado. A paciente foi vítima de atropelamento e estava internada desde a última terça-feira (05). Ao dar entrada na unidade de saúde, a paciente foi diagnosticada com Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), não respondeu ao tratamento e teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado na tarde de quinta-feira (07).

Após a confirmação da morte encefálica a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Governo do Estado procurou a família da paciente para falar sobre a possibilidade da doação de órgãos. “Apesar do momento de perda, eles nos receberam muito bem e o pai da paciente prontamente assinou o documento autorizando a doação”, informa Helen Figueiredo, responsável pela OPO.

Os rins foram retirados e encaminhados imediatamente para os transplantes. A Central Estadual de Transplantes fez a identificação dos pacientes inscritos na fila de espera por um transplante de rim. Os pacientes foram identificados e levados para fazer os exames de compatibilidade, essenciais para a realização dos transplantes. O primeiro transplante foi realizado pela manhã e o segundo será realizado pela parte da tarde.

As córneas também foram retiradas e encaminhadas ao Banco de Olhos do Amazonas, onde serão realizados os exames de análise para poderem ser encaminhadas para o transplante. “É importante informar que apenas uma pessoa, da qual a família autoriza a doação, pode beneficiar quatro – duas com o transplante de rim e duas com as córneas”, explica o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim.

Com a realização de mais dois transplantes, a Susam chega à marca de 57 procedimentos feitos com órgão de doador falecido. Em 2012 foram realizados 43 transplantes desse tipo e em 2011 foram dez. Além disso, o estado já realizou 214 transplantes de rim entre vivos. O Amazonas também já realizou 844 transplantes de córnea.

Avanços na região – O Amazonas foi citado no balanço do Ministério da Saúde, apresentado nesta semana, como um dos estados com maior destaque no crescimento do número de transplantes. Segundo o MS, o número de transplantes realizados nas regiões Norte e Nordeste do País foram responsáveis pela evolução registrada nesse tipo de procedimento, em 2012. O Amazonas está entre os que mais se destacaram, com aumento de 35% no número de transplantes realizados em 2012, em comparação com 2011.

Na região Norte o crescimento foi de 47% (4.706 transplantes) e no Nordeste 20% (613 transplantes). Os estados que mais se destacaram em aumento percentual foram Bahia (59%), Pará (56%), Pernambuco (55%), Maranhão (44%) e Amazonas (35%).

O secretário Wilson Alecrim diz que a tendência, no Estado, é expandir ainda mais, seguindo determinação do governador Omar Aziz. Ainda este ano, segundo ele, o Governo do Estado dará início à realização de transplantes de fígado, na Fundação Hospital Adriano Jorge, que já está sendo preparada para isso. Em 2014, a rede estadual de saúde passará a oferecer transplantes de coração, no Hospital Francisca Mendes, que passará a funcionar como Hospital do Coração do Amazonas. Atualmente, os procedimentos realizados na rede estadual de saúde incluem transplantes de córnea e de rins.