Susam recebe primeira doação de órgãos do ano
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) recebeu, na manhã desta terça-feira (22), a primeira doação de órgãos de 2013. Os órgãos foram doados pela família de uma mulher de 37 anos que estava internada no Pronto Socorro João Lúcio, com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). A família autorizou a retira dos rins e das córneas. Os rins estão sendo transplantados ainda nesta terça-feira, beneficiando dois pacientes, e as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos do Amazonas.
A paciente era moradora do município de Presidente Figueiredo e estava internada no Pronto Socorro desde o dia 19 de janeiro. Na tarde de segunda-feira (21) ela teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado. A família foi procurada pela equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Governo do Estado, que conversou sobre a possibilidade da doação, explicando que com esse gesto eles estariam beneficiando quatro pacientes, dois com as córneas e dois com os rins. “Após a nossa conversa eles autorizaram a doação e nós iniciamos os procedimentos para a retirada dos órgãos”, explica a coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos.
O primeiro paciente beneficiado com o transplante de rim já está no centro cirúrgico passando pelo procedimento. O segundo paciente passará pelo procedimento no período da tarde. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Amazonas, onde serão analisadas e depois encaminhadas para os transplantes.
Avanços – Com a realização de mais dois transplantes, a Susam chega à marca dos 55 procedimentos feitos com órgão de doador falecido. Em 2012 foram realizados 43 transplantes desse tipo e em 2011 foram dez. Além disso, o estado já realizou 214 transplantes de rim entre vivos. O Amazonas também já realizou 844 transplantes de córnea.
Dados da Central Estadual de Transplantes mostram que no Amazonas há 540 pessoas inscritas na fila de rim e 591 a espera de um transplante de córneas. “Por isso, nós ficamos exultantes quando há uma nova doação, porque essas pessoas começam uma vida nova a partir do transplante. As que fazem o transplante de rim deixam de depender da hemodiálise e os de córnea voltam a enxergar e passam a ter maior qualidade de vida”, destaca o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.
Alecrim considera que o estado tem avançado significativamente na área de transplantes e a orientação do governador Omar Aziz, segundo ele, é reforçar ainda mais esse setor. Ele adianta que, ainda este ano, o Governo do Estado passará a oferecer transplantes de fígado, que serão realizados na Fundação Hospital Adriano Jorge. Em 2014, a meta é oferecer transplantes de coração. O Hospital Francisca Mendes está sendo reestruturado, para funcionar como Hospital do Coração do Amazonas, ampliando a oferta de serviços de saúde na área de cardiologia.