Susam prepara-se para implantação de cirurgias cardiopediátricas
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) está realizando, nesta quinta-feira (20) à tarde, videoconferência no setor de Telemedicina do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), com a participação de profissionais da instituição, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e do Hospital do Coração de São Paulo (HCor-SP). O secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, explica que a realização do encontro virtual faz parte do processo de implantação do serviço de cirurgias cardiopediátricas no Hospital Francisca Mendes, sob a chancela do Ministério da Saúde. Também como parte desse processo, o governador Omar Aziz já autorizou a aplicação de investimentos na ordem de R$ 35 milhões, para reforma e ampliação do HUFM.
A partir de agora, disse ele, as videoconferências serão utilizadas, também, no treinamento das equipes que irão atuar nos procedimentos. O secretário destaca que o projeto de implantação do serviço está sendo realizado em duas etapas: a ampliação do HUFM e a capacitação das equipes, que irão atuar nos procedimentos. As melhorias estruturais e a especialização dos recursos humanos permitirão que o HUFM atenda a todos os requisitos necessários para se tornar unidade credenciada pelo Ministério da Saúde, para realização de cirurgias cardiovasculares em crianças e adolescentes. Hoje, o hospital já realiza cirurgias cardiovasculares e cateterismo em adultos. Desde 2005, quando foi credenciado para esses dois tipos de procedimentos, já foram realizadas 3.000 cirurgias cardíacas e mais de 10 mil cateterismos, tornando-o unidade de referência para tratamentos nessa área.
Na videoconferência desta quinta-feira, os profissionais envolvidos no programa de implantação do novo serviço, farão reunião técnica de planejamento da fase de capacitação, que inclui aulas por videoconferência, no setor de Telemedicina do HUFM e, também, presenciais no HCor-SP, unidade de referência no país para cirurgias cardiovasculares. Falarão, ainda, sobre detalhes técnicos da parte estrutural.
De acordo com o diretor do Hospital Universitário Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza, as obras de infraestrutura tiveram início em outubro passado e incluem a construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, que contará com 10 leitos; da nova Enfermaria Pediátrica, que terá 21 leitos; além da reestruturação do Centro Cirúrgico da unidade. Nesta primeira fase da implantação, representantes do Ministério da Saúde e do HCor-SP já estiveram em Manaus, realizando visita técnica no Hospital Universitário.
Atualmente, as cirurgias cardiovasculares infantis são realizadas no Hospital Santa Júlia, contratado pelo Governo do Estado, por meio de licitação. Com o serviço, Wilson Alecrim frisa que o Estado passou a oferecer todas as variedades de cirurgia para a correção de problemas cardíacos em crianças, evitando que os pacientes precisem se deslocar para outros estados, a fim de efetuar os procedimentos. A medida assegurou maior agilidade no tratamento, reduzindo o tempo de espera do paciente pela cirurgia, que para ser realizada, ainda dependia da disponibilidade de unidades hospitalares de outros estados.
_________________________________________
Secretaria de Estado de Saúde – SUSAM
Três Comunicação – trescom.am@gmail.com
( 3651-7126 / 3651-8568 / 9116-3591/8409-2926
Comunicação Susam – comunicação@saude.am.gov.br
( 3643-6327 / 9995-1310
twitter: @saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas