Susam realiza mais dois transplantes de rins
Dois pacientes estão passando por cirurgia para a realização de transplante de rins na manhã desta quinta-feira (08). Os pacientes foram beneficiados com a doação de órgãos feita pela família de uma senhora de 42 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que estava internada no Hospital Santa Júlia. Os familiares autorizaram a doação dos órgãos na tarde da desta quarta-feira (07), após o diagnóstico de morte encefálica, confirmado na manhã de ontem pela equipe médica da unidade de saúde.
Após a autorização foram iniciados os procedimentos de retirada dos rins e das córneas da paciente. Os rins foram imediatamente encaminhados para o transplante e as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Amazonas, onde passarão por análise para em seguida serem encaminhadas para o transplante.
A coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, informa que a doação foi efetivada após a abordagem da equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO), da Central Estadual de Transplantes, que percorre as unidades de saúde da capital identificando possíveis doadores de órgãos e sensibilizando as famílias para a doação.
“Nós temos uma equipe que trabalha com essa sensibilização, visitando as unidades e conversando com as famílias para que no momento da confirmação da morte eles estejam preparados e mais dispostos a efetivar a doação”, declara.
Ela conta ainda que os pacientes que foram beneficiados com os transplantes de rim são portadores de insuficiência renal crônica, doença que causa a paralisação dos rins impedindo a filtragem do sangue e que pode levar a morte. O tratamento indicado nesses casos é a hemodiálise, um procedimento através do qual o paciente é ligado a uma máquina que faz o trabalho que deveria ser feito pelos rins.
“É um tratamento doloroso, o paciente precisa fazer o tratamento com uma média de três vezes por semana e por conta disso fica limitado, algumas vezes fica impedido de trabalhar, estudar e ter uma vida mais ativa”, declara Leny Passos.
A coordenadora explica que a única alternativa para esses pacientes é o transplante renal e que o procedimento só pode ser feito mediante a doação de órgãos. “Por isso nós ficamos felizes quando recebemos uma doação, porque iremos tirar o paciente desse tratamento doloroso, lamentamos pela família que perde uma pessoa querida, mas louvamos pela atitude de doar e ajudar alguém que eles nem conhecem”.
Transplantes no Amazonas
O estado do Amazonas oferece gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) dois tipos de transplantes o de rim, entre vivos e a partir de doador cadáver, e os transplantes de córneas.
A meta do Governo do Estado é ampliar a oferta de transplantes na rede estadual de saúde para mais duas áreas, oferecendo também os transplantes de fígado e coração. A previsão é o que os transplantes de fígado comecem a ser realizados ainda este ano. Os procedimentos serão realizados na Fundação Hospital Adriano Jorge.
Os transplantes de coração deverão ser ofertados no primeiro semestre do ano que vem. As cirurgias serão realizadas no Hospital Francisca Mendes, que é a unidade de referencia na área de cardiologia no estado do Amazonas.
Dados
Dados da Central Estadual de Transplantes mostram que até o mês de agosto desse ano o Amazonas realizou 1065 transplantes. Do total de transplantes realizados, 426 foram de rim, sendo 204 entre vivos e 42 a partir de doador falecido. Também foram realizados 819 transplantes de córneas.
_________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327 / 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br