Francisca Mendes forma multiplicadores nas escolas

O Hospital Universitário Francisca Mendes realiza nesta terça-feira (23) às 8h, no Cine- Teatro Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, o último encontro deste ano do Projeto Formação de Multiplicadores na Prevenção dos Fatores de Risco Cardiovasculares em Adolescentes. O encontro reunirá alunos e professores da Escola Estadual Marcantonio Vilaça I, onde o projeto foi desenvolvido e a equipe multiprofissional do hospital.

Durante a equipe do Francisca Mendes irá exibir um vídeo educativo sobre as doenças cardiovasculares, mostrando como se formam as placas de gorduras que se formam devido aos maus hábitos alimentares e como esse problema interfere no bom funcionamento do sistema cardiovascular, podendo levar a morte.

Os alunos que participaram do projeto também irão apresentar uma peça teatral que tem como tema os fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Assuntos como o sedentarismo, maus hábitos alimentares e alcoolismo serão abordados pelos alunos de forma lúdica e criativa.

O diretor do Hospital Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza, explica que este ano o projeto foi desenvolvido de forma experimental na Escola Estadual Marcantonio Vilaça I, localiza no bairro Cidade Nova. Um grupo de 35 alunos, com idade entre 15 e 17 anos, foi selecionado e participou de uma série de oficinas onde foram abordados os temas relacionados aos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, os sintomas dessas doenças e as forma de prevenção.

O diretor explica que o objetivo do projeto era formar agentes multiplicadores das informações relativas às doenças cardiovasculares, para que os alunos levassem as informações apreendidas para os outros alunos e também para os outros grupos de convívio, como a família, a igreja.

“As doenças cardiológicas são as que mais matam atualmente. Estudos mostram que essas doenças estão acometendo pessoas cada vez mais jovens. Como o melhor remédio para essas doenças é a prevenção nós resolvemos começar esse projeto e trabalhar com os jovens para que eles tenham essa consciência de que desde cedo precisam se cuidar, adotar hábitos saudáveis para ter qualidade de vida”, destaca Pedro Elias.
Os assuntos eram abordados em encontros mensais e além das palestras feitas pelos especialistas haviam também as rodas de conversas onde os alunos podiam falar e tirar suas dúvidas com os profissionais.

O diretor do Hospital Francisca Mendes, explica que esse é um trabalho de médio e longo prazos, cujos resultados deverão aparecer nos próximos 10 ou 20 anos. “Fazer saúde é isso é trabalhar a prevenção hoje, para que os resultados possam aparecer no futuro”.

O projeto é desenvolvido pelo Hospital Universitário Francisca Mendes, Secretaria de Estado da Saúde (Susam) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

_________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br