Policlínica Codajás terá programação especial para deficientes
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Governo do Amazonas, por intermédio da Policlínica Codajás (rua Codajás, nº 26, Cachoeirinha, zona sul), terá programação especial nesta sexta-feira, 28 de setembro, com a concessão de cadeiras de roda e de banho a 50 usuários inscritos no Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid), da rede estadual de saúde. A ação segue orientação do governador Omar Aziz e iniciará às 9h, no auditório da Policlínica.
O diretor da unidade de saúde, Fábio Manabu Shimizu, destaca que a entrega de equipamentos é apenas parte de um processo que compreende o cuidado integral dos deficientes atendidos na Policlínica Codajás. “A programação desta sexta visa estimular a reflexão e a busca de novos caminhos em prol da inclusão social da pessoa com deficiência, proporcionando mais autonomia a elas, além de reforçar o compromisso com o atendimento integral ao paciente, que é o nosso foco”, afirmou.
A supervisora do Paid, enfermeira estomaterapeuta Josenira Almeida, ressalta que a programação também visa valorizar, cada vez mais, o Dia Nacional de Luta dos Deficientes, instituído por iniciativa de movimentos sociais em 1982 e oficializado pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. “Esse é um momento não somente para proporcionar mais acessibilidade, inserção na sociedade e qualidade de vida, mas para lembrarmos que a luta do deficiente é diária e necessita do nosso apoio”, disse.
Programação – Durante a abertura do evento, haverá apresentação do Hino Nacional em Libras. A programação inclui exibição de vídeos motivacionais, com a temática das Paraolimpíadas de Londres, além de orientações a respeito do uso dos equipamentos auxiliares de locomoção que serão concedidos. Os participantes também concorrerão em um sorteio de brindes.
Balanço –
De janeiro a agosto deste ano, o Governo do Amazonas, por intermédio da Policlínica Codajás, concedeu 35.519 equipamentos, beneficiando diretamente 2.802 usuários da rede estadual de saúde. Nos últimos três anos, foram concedidos aproximadamente 170 mil aparelhos para assistência aos portadores de problemas auditivos, oculares, ortopédicos e, principalmente, pacientes estomizados.
“O Programa é executado na sempre na perspectiva de atender mais e melhor os usuários que o buscam. Nosso objetivo é ampliar o atendimento de maneira que possamos suprir as demandas solicitadas, pois, dentro da capacidade instalada no Paid, iremos dar assistência a quem precisar”, assegurou o diretor geral da Policlínica Codajás, Fábio Manabu Shimizu.
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
twitter.com/governoamazonas
youtube.com/governodoamazonas