Caimis promovem semana de atenção ao idoso

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realiza no período de 24 a 28 de stemebro a Semana do Idoso, com diversas atividades socioeducativas que serão desenvolvidas nos três Centros de Atenção Integral a Melhor Idade (Caimis). As atividades serão destinadas tanto aos idosos quanto aos familiares e tem o objetivo de levar informações sobre os cuidados específicos com saúde e o bem estar dos idosos.

A programação será aberta na segunda-feira (24) com atividades nos três Caimis. No Caimi Ada Rodrigues Viana, localizado na avenida Brasil, as atividades terão início às 7h com exposição produtos artesanais, confeccionados pelos próprios idosos nas oficinas terapêuticas, distribuição de material informativo sobre os cuidados com a saúde dos idosos e apresentação do coral do Caimi, formado por idosos que fazem acompanhamento médico ambulatorial na unidade.

A programação prossegue durante a semana e inclui ainda a apresentação de vídeos educativos, peças teatrais, sessões de dança, atividades físicas como ginástica e caminhadas.

No Caimi Paulo Lima, localizado na rua Felismino Soares, no bairro Colônia Oliveira Machado, as atividades também serão realizadas durante a semana com palestras, cursos e exposições. Na sexta-feira (28) haverá uma celebração religiosa às 10h e terminando com uma festa a partir das 12h. A festa terá concurso de danças, sorteio de brindes e marcará os 10 anos de funcionamento da unidade de saúde.

No Caimi André Araújo, que funciona na avenida Camapuã, no bairro Cidade Nova, a programação será realizada entre os dias 09 e 11 de outubro e também incluirá a programação dos 10 anos de funcionamento da unidade de saúde. A programação prevê a realização de palestras educativas e apresentações artísticas e culturais nos três dias.

“Nós teremos durante essa semana as atividades normais de atendimento nos Caimis e teremos também uma programação complementar proporcionando momentos de bem estar e descontração aos nossos idosos e aproveitando para ensinar a eles e seus familiares medidas simples que podem melhorar sua qualidade de vida”, explica o secretário adjunto das ações de saúde na capital, Wagner Willian de Souza.

Rede de atenção

A rede de saúde estadual conta com três Centros de Atenção Integral a Melhor Idade (Caimi), onde são ofertados atendimentos médico ambulatorial exclusivo para pacientes com idade superior a 60 anos.

Nessas unidades são ofertadas consultas médicas em diversas especialidades médicas como a cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, geriatria, neurologia, cirurgia geral, entre outras. Nos centros os idosos também contam com suporte dos serviços de fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia, entre outros.

Os Caimis também disponibilizam exames de análises clínicas, eletrocardiograma e raio X e os programas de controle do câncer de mama e de colo do útero, hipertensão e diabetes e de imunização.

Nos Centros também são realizadas atividades terapêuticas em grupos como as oficinas de artesanato, caminhadas, dança de salão, grupos de leitura e memorização, entre outras.

“O Centros são unidades onde os idosos são acolhidos para receber o cuidado médico para recuperar ou preservar sua condição de saúde e onde eles também têm espaço para desenvolver diversas atividades físicas, sociais e culturais, que melhoram sua qualidade de vida no geral”, destaca o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br