Susam instala complexo regulador no Alto Solimões
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) coloca em funcionamento a partir desta terça-feira (28) o Complexo Regulador Alto Solimões. O sistema é semelhante ao utilizado em Manaus e irá possibilitar a marcação de consultas e exames especializados on line diretamente da unidade onde o paciente recebeu o primeiro atendimento médico. A sede do Complexo Regulador Alto Solimões será no município de Tabatinga e o sistema atenderá aos nove municípios que compõem a região do Alto Solimões.
O complexo regulador irá integrar todos os hospitais da região do Alto Solimões, nos quais a Susam instalou antenas e telefones, através dos quais serão feitas as conexões com a Central de Regulação, que é a unidade responsável pela operacionalização da regulação.
O sistema irá otimizar o atendimento e facilitar o processo de marcação de consultas e exames especializados. O fluxo continuará sendo o mesmo, com o paciente recebendo o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e se precisar de acompanhamento com um especialista, o médico dará o encaminhamento. O paciente retornará ao setor de marcação de consulta da própria UBS, onde estará um profissional capacitado para fazer a marcação direta no sistema.
O paciente sairá da unidade com o documento indicando o dia em que a consulta ou exame está marcado, a hora, a unidade de saúde e o nome do profissional médico que fará o atendimento. No caso dos exames o documento também traz as recomendações que devem ser seguidas pelo paciente para a realização do mesmo.
Os pacientes poderão ter seus agendamentos marcados tanto para a unidade de saúde de sua cidade quanto para as unidades de referência em outros municípios ou na capital Manaus, para os casos dos exames e consultas de maior complexidade.
“Com a implantação do Complexo Regulador do Alto Solimões nós estamos disponibilizando para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios do interior a mesma comodidade que têm os pacientes da capital e também estamos melhor ordenando a oferta dos serviços”, destaca o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.
A diretora do Complexo Regulador do Amazonas, Artemisa Barbosa, destaca que os profissionais que irão operar o sistema foram treinados e familiarizados com a ferramenta para que possam ofertar um serviço de qualidade aos usuários. “Nós fizemos diversas capacitações, o sistema é simples e de fácil manuseio e eles também terão o suporte da equipe de Manaus para tirar qualquer dúvida ou para solucionar possíveis entraves”.
O secretário informa que a implantação do Complexo Regulador o sistema irá fornecer informações sobre o serviço ofertado naquela região, mostrando o que precisa ser ampliado ou implantado. Também será viabilizado a instalação de equipamentos que permitirão a realização de exames de Raio X e mamografia, com a emissão de laudos, via internet.
O processo de educação continuada dos profissionais da área de saúde que trabalham nestes municípios também será ampliado uma vez que as capacitações serão realizadas através dos sistemas de tele e videoconferências. “Esse processo é extremamente importante para a nossa região, pois permite encurtar as distâncias geográficas e manter nossos profissionais atualizados”, destaca o secretário.
Complexo Regulador do Amazonas
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) implantou o Complexo Regulador do Amazonas em junho de 2009. O sistema foi implantado nas unidades da capital em parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e segue as diretrizes da Política Nacional de Regulação. O objetivo do sistema é organizar, controlar, gerenciar e priorizar o acesso e os fluxos assistenciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente todo o sistema de atendimento ambulatorial está interligado a esse sistema que será ampliado também para a área de atenção hospitalar.
O Complexo Regulador do Estado do Amazonas utiliza o Sistema de Regulação (Sisreg) ferramenta gerencial on-line, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e que permite a operacionalização do processo regulatório da Central de Regulação. O sistema possibilita a visualização da oferta especializada do SUS da rede local, por todos os estabelecimentos, facilitando o acesso para o usuário, na medida em que lhe oferece a possibilidade de agendar a sua consulta ou exame o mais próximo possível de sua residência.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br