Susam irá construir oito serviços residenciais terapêuticos

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) assinou convênio com Caixa Econômica Federal para construção dos serviços residenciais terapêuticos, as residências para onde serão encaminhados os pacientes residentes no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER) que está em fase de desativação.

Serão construídas oito casas, onde irão residir os 36 pacientes que atualmente moram no Centro Psiquiátrico e que não possuem vínculo familiar ou social fora da unidade de saúde. As casas serão construídas uma ao lado da outra, formando uma pequena vila permitindo que os pacientes mantenham convívio entre si e com a comunidade local.

As unidades do Serviço Residencial Terapêutico serão construídas em um terreno localizado na Rua A, no bairro Santa Etelvina, ao lado do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Silvério Tundis, que será a unidade de referência para o atendimento dos pacientes residentes nos SRT’s.

As casas terão o mesmo padrão, medindo xx por xx, e divididas em dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área externa com lavanderia. A planta do projeto prevê a construção de dois blocos com quatro casas de um lado e quatro casas do outro lado do terreno. Na área entre os dois blocos, será construída uma área de convivência, com espaço para a realização de atividades educativas. Nesse espaço também será plantado um jardim e os residentes terão a responsabilidade de cuidar do local.

Segundo a coordenadora estadual da área de saúde mental, Lourdes Siqueira, os SRT’,s fazem parte do novo modelo de rede de atenção em saúde mental, sendo uma das estruturas criadas para substituir os centros psiquiátricos. “A lei 10.206, de 2000, traz as diretrizes da reforma psiquiátrica e um dos maiores pilares dessa reforma é a substituição do modelo dos manicômios por serviços capazes de promover a cura e a inserção social dos pacientes”.

Ela explica que nos SRT´s os pacientes terão total independência e serão orientados a cuidar da sua própria vida e do local onde vivem. “Isso está dentro da política de humanização do atendimento, eles vão sair do serviço totalmente assistência e vão passar a ter responsabilidade com eles mesmos”, explica Lourdes Siqueira.

A coordenadora ressalta que assim os pacientes continuarão recebendo toda a assistência ambulatorial que recebem atualmente, mas de outra forma. “Existem alguns pacientes que por estarem já idosos e com certo grau de dependência nós iremos disponibilizar uma equipe de cuidadores que ficarão 24h acompanhando e dando toda a assistência necessária”.

Os pacientes que residem no Centro Psiquiátrico e que serão transferidos para os SRT´s estão recebendo acompanhamento e treinamento com a equipe da unidade de saúde para recuperarem a autonomia e conseguirem ter uma boa convivência na nova moradia.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br