Susam forma multiplicadores para falar sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realiza nesta quarta-feira (27), das 14 às 17h, um curso de formação de multiplicadores de informações sobre doação de órgãos e tecidos. O curso é destinado a professores, alunos e pais de alunos da rede municipal de ensino e será ministrado por profissionais da Central Estadual de Transplantes, no auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge.
Durante o curso os participantes irão conhecer a situação atual dos transplantes no estado, o caminho da doação de órgãos e o banco de olhos do Amazonas. Os assuntos serão apresentados tanto pelos profissionais como também em forma de vídeos educativos animados. Serão capacitadas mais de 30 pessoas de oito escolas da rede municipal de educação.
A coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, explica que a capacitação faz parte da programação da Central Estadual de Transplantes para disseminar a cultura da doação de órgãos no estado do Amazonas. “Nós iremos trabalhar com as crianças, ensinando de forma bem lúdica e didática que existe a possibilidade de doação de órgãos e que esse gesto pode salvar uma vida”.
Ela destaca que essas ações trazem sempre bons resultados, pois as crianças aprendem nas escolas e levam o assunto pra casa, falam com os pais, irmãos e vizinhos. “É isso que nós queremos a multiplicação da informação é assim que iremos criar essa cultura da doação de órgãos”.
Durante o curso também serão discutidos os mitos e verdades sobre a doação de órgãos. “As pessoas têm muitas dúvidas, algumas têm acesso a informações negativas sobre o assunto e estamos trabalhando para desmistificar isso, para que as pessoas saibam quem pode doar, como é feita a doação e o que é feito com o órgão doado”, conta Leny.
Os participantes também irão conhecer o site oficial da Central Estadual de Transplantes (www.doeorgaos.am.gov.br), lançado em maio pelo Governo do Estado, onde estão disponibilizadas todas as informações oficiais sobre doação e transplantes de órgãos e tecidos no estado do Amazonas.
Ao final do curso os participantes serão orientados a realizar, dentro do ambiente escolar, atividades educativas onde possam abordar o tema da doação de órgãos e levar a informação para os outros integrantes da escola, tanto alunos como outros professores, gestores e pais.
Transplantes no Amazonas
Atualmente o estado do Amazonas disponibiliza através do Sistema Único de Saúde (SUS) os transplantes de rim e córnea a partir de doador falecido e de rim entre vivos.
Dados da Central Estadual de Transplantes mostram que até o mês de maio deste ano foram realizados 24 transplantes de rim a partir de doador falecido e 201 transplantes de rim entre vivos. Também foram realizados 761 transplantes de córnea.
Mesmo com o crescente número de doação de órgãos e tecidos e com a realização dos transplantes a fila de espera por um transplante de rim no Amazonas tem 550 pacientes. Na fila de espera por um transplante de córnea estão inscritos 625 pacientes.
_________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br