Susam recebe nova doação de órgãos

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realiza nesta quinta-feira (14) dois transplantes de rim a partir de doador falecido. Os órgãos foram doados pela família de um jovem de 20 anos, morador do município de São Gabriel da Cachoeira, que estava internado no Pronto-socorro João Lúcio e teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado na manhã de quarta-feira (13).

O procedimento de retirada dos órgãos foi realizado na tarde de quarta-feira e simultaneamente a Central Estadual de Transplantes já trabalhava para identificar os pacientes inscritos na fila de espera e que apresentassem compatibilidade com o doador, para que o transplante fosse viabilizado.

Com mais esta doação dois pacientes, portadores de doença renal crônica, e que dependiam do tratamento de hemodiálise para sobreviver, foram beneficiados com o transplante. A família também autorizou a doação das córneas que beneficiarão dois pacientes inscritos na fila de espera para o transplante de córnea.

Segundo a coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, cada nova doação é comemorada pela equipe da Central Estadual de Transplantes. “Toda doação é importante, uma vez que uma única pessoa pode beneficiar quatro pacientes, dois da fila de rins e dois da fila de córnea e o transplante representa uma vida nova para esses pacientes”.

Ela destaca ainda que a Susam disponibiliza toda a infraestrutura necessária para a realização dos transplantes, mas que a parte mais importante do processo é a doação. “Somente com a solidariedade das pessoas, nós conseguimos captar o órgão e em seguida realizar o transplante”.
Atualmente a rede estadual de saúde disponibiliza gratuitamente os transplantes de rim e córnea a partir de doador falecido e de rim entre vivos.

A ampliação desse serviço é meta prioritária do Governo do Estado e segundo o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, até o final deste ano o estado deverá ofertar o transplante de fígado e o no primeiro semestre de 2012, o transplante de coração. “Nós já estamos com toda a infraestrutura necessária pronta e as equipes que farão os procedimentos estão em treinamento constante”. O secretário informa ainda que os transplantes de fígado serão realizados na Fundação Hospital Adriano Jorge e os de coração no Hospital Universitário Francisca Mendes.

Site

Com a finalidade de incentivar a doação de órgãos no Amazonas, o Governo do Estado lançou no mês de maio o site oficial da Central Estadual de Transplantes (www.doeorgaos.am.gov.br). Na página o visitante encontra todas as informações referentes à doação de órgãos e transplantes.

Estão disponibilizadas informações detalhadas sobre doação de órgãos, como e quem pode doar, como é feita a captação do órgão, quem pode autorizar a doação e o que é feito com o órgão doado. Também há informações gerais sobre os transplantes, como são feitos, para quais situações o procedimento é indicado e quais os tipos de transplantes que o Estado já oferece.

Estatísticas

Dados da Central Estadual de Transplantes mostram que até o mês de março deste ano foram realizados 16 transplantes de rim a partir de doador falecido e 196 transplantes de rim entre vivos. Também foram realizados 733 transplantes de córnea.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br