Amazonas deve vacinar 357 mil crianças contra a paralisia infantil

Acontece neste sábado (16) a partir das 8h a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Em todos os municípios brasileiros será realizado o Dia D de vacinação contra a doença. No Amazonas a meta é vacinar 357.466 crianças menores de cinco anos, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, que estabelece como meta mínima a imunização de 95% da população do estado nesta faixa etária. A Campanha prossegue até o dia 06 de julho.

Durante todo o sábado a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic’s) e em postos volantes que estarão instalados em pontos de fácil acesso a população, como mercearias, escolas e supermercados. “Nós teremos mais de mil postos abertos neste sábado, em locais acessíveis para a população e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas”, alerta a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento.

Nos municípios do interior do estado a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em postos volantes e as equipes de vacinadores também estarão visitando as comunidades rurais para vacinar as crianças.

A vacina é apresentada na forma líquida e cada criança recebe duas gotas, que garantem a proteção contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. “A vacina é a única forma de prevenção contra esta doença”, destaca Izabel.

A coordenadora explica ainda que mesmo as crianças que estão com o cartão de vacinação em dias devem receber a vacina. “Essas doses aplicadas durante a campanha são as doses de reforço, que completam o calendário básico de vacinação das crianças e que garantem a proteção contra a doença”.

Izabel explica ainda que não há contra indicação para a vacina e nem registros de efeitos colaterais após a aplicação da vacina.

Este ano o Ministério da Saúde realiza a 33ª Campanha Nacional contra a Poliomielite, e comemora o 23º ano sem registro da doença no país. A campanha é principal estratégia do Ministério para manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br