Policlínica oferece exame para detecção de osteoporose
O Governo do Estado do Amazonas, através da Policlínica Codajás, firmou parceira com a indústria farmacêutica multinacional Eli Lilly do Brasil, para realização do ‘ultrassom de calcanhar’ – procedimento utilizado para detecção prévia de osteoporose. O serviço ficará disponível a usuários da rede estadual de saúde até o dia 6 de junho. Para ter acesso ao exame, é preciso ter idade igual ou superior a 45 anos e não é necessário encaminhamento médico. Basta comparecer ao setor de Ortopedia da unidade ambulatorial no período das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
De acordo com o diretor da Policlínica, Fábio Shimizu, essa é mais uma iniciativa que prioriza a saúde da população que sofre dessa enfermidade e não tem condições de realizar o exame fora da rede pública. Shimizu acrescenta que, por meio do exame, é possível ainda rastrear possíveis sinais que possam evoluir para o quadro osteoporótico no futuro. “Por isso, é importante investir nessas ações de prevenção”, afirmou.
Procedimento
O processo executado pelo ultrassom de calcâneo é simples, rápido e não incomoda. Geralmente o exame é feito com o calcanhar do pé esquerdo, que após ser limpo é posicionado sobre a máquina de calcâneo, que faz uma espécie de verificação da qualidade da estrutura óssea. O exame leva aproximadamente 5 minutos e o resultado é entrega na hora.
Apesar da eficácia do exame, o diretor da unidade de saúde ressalta que o paciente deve buscar um especialista para avaliação do laudo emitido imediatamente após o ultrassom de calcanhar. “Dependendo do quadro, o médico poderá prescrever o procedimento responsável por uma avaliação mais detalhada dos ossos, como a densitometria óssea, exame que avalia a coluna e o colo de fêmur”, orientou.
Saiba mais
O que é osteoporose?
A osteoporose é caracterizada pela perda de massa óssea, que pode resultar na fragilidade dos ossos do corpo. Está dividida em três fases: osteopenia (fase prévia e menos grave da osteoporose), osteoporose (quando é atestado o comprometimento da massa óssea e perda já detectada) e osteoporose grave (quando há incidência de fratura).
O QUE: Exame para detecção de osteoporose
QUANDO: Até o dia 6 de junho
HORÁRIO: Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30
ONDE: Policlínica Codajás (Rua Codajás, 26, Cachoeirinha – Zona Sul, Manaus/AM)