Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho
A coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) informa que o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe até o dia 1º de junho, em todo o Brasil. Em Manaus a vacina continuará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi’s) e nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic’s). Nos municípios do interior do estado a vacina também estará disponível nas unidades de saúde e as equipes de vacinação continuarão visitando as comunidades rurais.
A coordenadora estadual do PNI, Izabel Nascimento, alerta que as pessoas que pertencem aos grupos de risco: idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, indígenas aldeados e trabalhadores da saúde, e que ainda não se vacinaram devem procurar uma unidade de saúde para receber a vacina. “Esta vacina é trivalente, protege contra os três vírus circulantes no país e é a forma mais segura e garantida de prevenção”.
No Amazonas, até esta quinta-feira (24) 246.500 pessoas já haviam sido imunizadas contra a doença. O número corresponde a 42% da meta estabelecida, que é de imunizar 80% de toda a população pertencente aos grupos de risco para a doença. Até o final da campanha 460.680 pessoas devem ser vacinadas contra a doença em todo o estado.
Do total de pessoas imunizadas, 114.517 são idosos o que representa 54% da meta estabelecida. Também foram vacinadas 61.588 crianças menores de dois anos, 54% da meta. Dos demais grupos foram vacinadas 21.133 gestantes, 37% da meta, 28.514 indígenas aldeados, 18% da meta e 26.784, trabalhadores da saúde, 60% da meta.
Segundo a coordenadora a cheia dos rios tem dificultado o trabalho das equipes de vacinadores no interior. “Como muitos dos nossos municípios estão alagados as equipes estão tendo dificuldades de encontrar as pessoas, mas a orientação é para que persistam, até que todos sejam imunizados e estejam protegidos contra a doença”.
Ela informa que os municípios já têm estratégias definidas para garantir a vacinação de toda a população, concentrando a vacinação em escolas e unidades de saúde e visitando as comunidades rurais, mas com o fenômeno da enchente essas estratégias precisaram ser redefinidas para garantir que ninguém fique sem receber a vacina.
Trivalente – Neste ano, a vacina é trivalente, e garante proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B.
Esta é a 14ª campanha nacional contra a gripe e o slogan ano é “Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”.
_________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br