Governo capacita equipes para transplantes

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) recebeu no último fim de semana, dias 12 e 13 de maio, 35 médicos e enfermeiros intensivistas para o curso de Atualização em Doação de Órgãos e Tecidos, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A capacitação foi realizada pelo Comitê Estratégico do Ministério da Saúde para Desenvolvimento de Novos Centros de Transplantes.

Durante o curso, segundo a coordenadora estadual de transplantes, Dra Leny Passos, foram transmitidos aos participantes novas informações sobre todo o processo de doação e sobre o procedimento cirúrgico. “Esta é mais uma etapa para implementar a Central de Transplantes do Governo do Amazonas. Estamos investindo em profissionais qualificados para avançarmos nas complexidades, visto nosso cronograma de iniciar transplante de fígado até o final de 2012”, destacou.

O coordenador do curso, Dr. Reginaldo Boni, destacou que o treinamento abordou essenciais etapas do processo de doação e transplante: diagnóstico de morte encefálica, manutenção de potenciais doadores, retirada multiorgânica e a entrevista familiar. “Demonstramos o mais realisticamente possível todas as etapas que envolvem o processo de doação, desde como abordar a família até dificuldades para manutenção do doador no hospital, em diferentes situações”, destacou Boni. Os profissionais do Comitê Estratégico instalaram na Fundação Hospital Adriano Jorge estações práticas, com a utilização de bonecos especiais para treinamento dos alunos. Além da parte prática e teórica, os profissionais em treinamento também fizeram avaliação final.

Estatísticas
Atualmente o Estado do Amazonas realiza os transplantes de rim e de córnea partir de doador falecido e de rim entre vivos. As estatísticas da Coordenação Estadual de Transplantes mostram que até o mês de março deste ano foram realizados 733 transplantes de córnea e 16 transplantes de rim a partir de doador falecido.