Anamã terá hospital flutuante durante a cheia
O Governo do Amazonas criou um hospital flutuante para garantir atendimento ambulatorial e de urgência à população de Anamã, um dos municípios amazonenses afetados pela cheia dos rios.
Desde esta quarta-feira (02), a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) transferiu a estrutura hospitalar utilizada na Unidade Mista de Anamã para uma balsa, que ficará ancorada no porto da cidade até a descida das águas, esperada para o mês de julho. A Unidade Mista, que foi inundada, ficará fechada durante este período.
Segundo o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, todo o atendimento será realizado no hospital flutuante, sem nenhum prejuízo à população. “A assistência será a mesma oferecida hospital do município”.
Alecrim destaca que houve reforço no estoque de medicamentos e que todos os equipamentos necessários já estão em funcionamento na unidade. “As equipes de assistência também são as mesmas e o trabalho não terá nenhum tipo de interrupção”, garante.
No hospital flutuante serão realizados os atendimentos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, como pequenas cirurgias e partos, além das consultas médicas. A unidade atenderá tanto a população da sede quanto das comunidades rurais do município.
O secretário explica que a instalação do hospital em uma balsa é a alternativa mais adequada e rápida para garantir que os moradores da região não fiquem sem assistência à saúde durante a cheia. “A determinação do governador Omar Aziz foi a de que fossem tomadas todas as providencias para minimizar os efeitos da enchente para as populações atingidas neste período”.
O hospital flutuante está ancorado no porto da cidade, em frente à Unidade Mista do município, e irá permanecer montada para o atendimento médico durante aproximadamente dois meses. “Após este período, a situação do hospital deverá ser normalizada”.
_________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br