Amazonas deve vacinar 460 mil pessoas contra a gripe
Dia 5 de maio acontece em todo o país o Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe com a abertura oficial da campanha de vacinação contra a doença. No Amazonas a meta é vacinar 460.680 pessoas, o que representa 80% do total da população de 575.851 habitantes, pertencentes aos grupos de risco para a doença, que são idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos, indígenas e profissionais da área de saúde.
A campanha prossegue até o dia 25 de maio e a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Integral à Criança (Caic’s) e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi’s). No dia 5 de maio, data da mobilização nacional, 1,6 mil postos de vacinação estarão abertos na capital e nos municípios do interior do estado. Cerca de sete mil profissionais estarão trabalhando na mobilização em todo o estado.
Nos municípios do interior os vacinadores percorrerão as comunidades rurais para vacinar a população. “Cada município já tem sua estratégia definida e a orientação da coordenação estadual é que toda a população alvo seja vacinada, ficando protegida contra a gripe”, destaca a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, (PNI) Izabel Nascimento. Ela informa ainda que mais de 50% dos municípios do interior já estão com as doses da vacina e que até o dia 31 de maio todos os municípios já estarão abastecidos com a vacina.
A coordenadora informa ainda que a vacinação de crianças menores de dois anos e maiores de seis meses acontece em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. Crianças fora desta faixa etária não precisam tomar a vacina. Os demais grupos alvo recebem apenas uma dose. A campanha prevê também a imunização de idosos hospitalizados ou que residem nos abrigos.
Trivalente – Neste ano, a vacina é trivalente, e garante proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B.
Esta é a 14ª campanha nacional contra a gripe e o slogan ano é “Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”.