Adriano Jorge opera mais de 30 pacientes

Trinta e dois pacientes foram operados neste fim de semana na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), durante a Jornada de Cirurgias. A açãocomeçou em 2011, quando foram atendidos 320 pacientes.

Nelson Nede Caldeira, 34 anos, foi operado no domingo (12) de hérnia umbilical. “Há 3 meses comecei a sentir muitas dores na região da barriga, principalmente quando carregava peso, já que trabalho em uma empresa de alimentação. É muito incômodo. Graças a Deus fui logo encaminhado para cirurgia e hoje vou ser operado do problema. É a minha primeira cirurgia e estou tranquilo”, disse o paciente antes de entrar em uma das sete salas do Centro Cirúrgico da FHAJ, preparada para a Jornada. Foram destacados 59 profissionais entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Do total de 32 pacientes, 20 foram operados de vesícula, segundo o Diretor-Presidente da FHAJ, Dr. Raymison Monteiro de Souza. “A meta acordada com Governador Omar Aziz e a Secretaria de Estado da Saúde, Susam, é realização de jornadas duas vezes ao mês”, disse o Diretor. “Queremos acelerar o atendimento de pacientes aptos ao procedimento cirúrgico, visando diminuir a espera e cumprir as ações de melhoria da atenção à saúde no Amazonas”.

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), é unidade de referência em internação de pacientes oriundos dos Prontos Socorros da capital, interior do Amazonas e rede básica de saúde. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.

Nova Jornada – O diretor da FHAJ destacou que, ainda no mês de fevereiro, está programada uma jornada de cirurgia ortopédica. “Será para atender pequenos pacientes, com idades de 3 meses a 3 anos, com má formação congênita, o pé torto”.

______________________________________
Rose Medeiros
Assessora de Comunicação / FHAJ
(92) 3216-9019 / 9152-1678
asscom@fhaj.am.gov.br
comunicacao.fhaj@gmail.com