Governo realiza ações de saúde junto a imigrantes haitianos
O Governo do Estado inicia neste sábado, a partir das 8h30, mobilização de saúde direcionada aos imigrantes haitianos em Manaus.
A primeira ação será na Obra São Francisco de Assis, localizada na rua Monsenhor Coutinho, 800, Centro, onde, segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), estão abrigadas 50 mulheres grávidas ou em período de pós-parto, além de crianças.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) irá fazer um diagnóstico das necessidades da população abrigada, com o objetivo de oferecer vacina contra o tétano e a febre amarela, para as mulheres grávidas ou em idade fértil, e atualizar o quadro vacinal das crianças de acordo com o calendário previsto pelo Ministério da Saúde brasileiro.
Uma equipe da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua/FVS) também participará da ação para avaliar a água consumida no local. Além disso, a Fundação irá avaliar se no abrigo e áreas próximas há criadouros do mosquito Aedes aegypti para que seja feita a eliminação desses reservatórios, além de borrifação.
A assistência aos imigrantes haitianos no Amazonas é coordenada pela Seas e as ações de saúde estão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), por meio das Fundações de Vigilância em Saúde, Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-AM) e Alfredo da Matta (Fuam).
Além de ações pontuais, a diretora técnica da FVS, Lubélia Sá Freire, explica que o Governo vai implantar o Monitoramento das Doenças Diarréicas Agudas (MDDA) e de febres nos locais onde estão abrigados os imigrantes haitianos.
Assistentes sociais e profissionais que atuam nos abrigos serão capacitados durante a próxima semana para identificar e notificar possíveis surtos de diarreia e realizar procedências necessárias em casos febris. “Com a notificação será possível a investigação dos casos e o tratamento imediato”.
A ação realizada na Obra São Francisco de Assis será repetida nos demais abrigos onde estão os imigrantes haitianos em Manaus.
Informações para a Imprensa
Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS
Assessoria de Comunicação
Camilla Sá Freire, Caroline Soares
(92) 3182-8523, (92) 9150-4422
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br