Bancos de Leite recebem frascos para ampliar coleta
Os três Bancos de Leite da rede estadual de saúde poderão ampliar o número de doadoras e a quantidade de leite materno para distribuição a recém-nascidos de baixo. As três unidades receberam 600 frascos de vidro com tampa plástica que serão utilizados para a coleta, pasteurização e armazenamento de leite. Os frascos foram arrecadados junto a internautas que aderiram a uma campanha promovida pela primeira-dama Nejmi Aziz nas redes sociais. Nejmi Aziz é madrinha dos Bancos de Leite do Estado e vem promovendo ações na área de saúde materno-infantil.
A entrega dos frascos foi feita nesta sexta-feira (2), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em um evento informal, com a participação de servidores e de vários dos internautas que participaram da campanha. “Cada Banco receberá 200 frascos para compor os kits entregues às doadoras. Com isso, podemos aumentar o número de mães voluntárias e a quantidade de leite coletado”, disse o secretário Wilson Alecrim, ao agradecer a primeira-dama pela iniciativa.
“Quando fui convidada para ser madrinha dos Bancos de Leite pensei no que poderia fazer para ajudar e vi que uma das dificuldades dos Bancos em todo o país é conseguir frascos”, disse Nejmi Aziz, que já havia promovido, em agosto, uma ampla campanha de esclarecimento e incentivo à doação de leite. “Sabemos da importância do leite materno para a saúde das nossas crianças e com essa ação esperamos dar oportunidade a mais recém-nascidos de receber nutrição adequada, ainda que não seja da própria mãe”.
Os três Bancos de Leite do Governo do Amazonas funcionam nas maternidades Ana Braga, na zona Leste, e Azilda Marreiro, na zona Norte, e no Instituto da Mulher, na zona Sul. Juntas, as unidades coletam em média 200 litros de leite por mês que, depois de análise e pasteurização, são distribuídos para hospitais e maternidades da rede pública e privada. Os principais beneficiados com o leite são crianças doentes ou com baixo peso internadas em UTIs e que não podem ser alimentadas diretamente pelo seio materno.
Aproximadamente 600 crianças são beneficiadas todos os meses com o leite doado voluntariamente. Para isso, cerca de 280 mães fazem doações semanais regulares.
Qualquer mulher em fase de amamentação e com leite excedente pode ser doadora. Os Bancos fazem uma avaliação prévia da saúde da mãe e do bebê e, após a primeira coleta, as doadoras são orientadas para fazer a coleta diária em casa. A coleta é feita semanalmente pelos Bancos.
Os telefones de contato para informações e agendamento são o 3214-9089 (maternidade Ana Braga), 3236-7899 ( Instituto Dona Lindu) e 3642-1028 (maternidade Azilda Marreiro).
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br