Câncer de pele terá atenção especial neste sábado

A Fundação Alfredo da Matta participa no próximo dia 26 de novembro, de 8 às 15 horas da 13ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, ação promovida em todo o país pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O objetivo da Campanha é alertar a população sobre o câncer de pele, sintomas e formas de prevenção da doença.

Na Fundação Alfredo da Matta, o trabalho deve envolver 15 médicos e outros 16 profissionais, dentre enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos para realização de consultas dermatológicas de triagem, procedimentos como biópsias e pequenas cirurgias, além da distribuição de material informativo sobre a doença.

Números do câncer de pele

Na Fundação Alfredo da Matta, ao longo dos últimos 11 anos foram registrados 3.281 casos de câncer de pele. Os números são crescentes: em 2000, foram detectados 254 casos da doença, somente na FUAM. Em 2005 foram registrados 284 casos e em 2010 o número subiu para 347.

Segundo o médico dermatologista da FUAM, Carlos Chirano, o tipo mais comum de câncer de pele é o carcinoma basocelular, seguido do carcinoma espinocelular. Já o tipo mais agressivo de câncer de pele, o melanoma, é o menos freqüente. Na FUAM os números confirmam a afirmação do médico: de janeiro a julho deste ano já foram realizadas 326 cirurgias de câncer de pele, sendo 271 cirurgias de carcinoma basocelular (83,1%); 34 cirurgias de carcinoma espinocelular (10,4%) e 21 cirurgias de melanoma (6,5%).

A Campanha

Além da FUAM outras três unidades de saúde em Manaus participam da ação: Ambulatório Araújo Lima, Fundação de Medicina Tropical de Manaus (FMT) e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A Campanha é uma realização da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e acontece em 23 Estados e no Distrito Federal.

Em 2010, em um dia de campanha, foram atendidas 162 pessoas que, após exames dermatológicos, resultaram no diagnóstico de 56 casos de câncer de pele, sendo 51 carcinomas basocelulares (87,5%), seis carcinomas espinocelulares (10,7), um melanoma (1,8%) e 33 lesões pré-malignas (20,4%). Foram realizados 85 procedimentos, dentre biópsias e cirurgias. Do total de atendimentos, a FUAM foi o posto de maior movimento, recebendo 97 das 162 pessoas que aderiram à Campanha.