Conferência Estadual vai reunir mais de 500 delegados

Começa nesta terça-feira (18), em Manaus, a 6ª Conferência Estadual de Saúde. O evento de abertura será realizado às 19 horas, no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping, com a presença do governador do Amazonas, Omar Aziz e do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, além de representantes do Ministério da Saúde e 548 delegados dos 62 municípios amazonenses, eleitos durante as Conferências Municipais de Saúde para representar usuários, prestadores e serviços e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

A Conferência, organizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), segue até sexta-feira, dia 21, com a discussão de temas relacionados ao acesso e ao acolhimento dos usuários com qualidade, considerados desafios atuais do SUS no país. As propostas de melhoria do Sistema, aprovadas pelos delegados amazonenses, serão apresentadas durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para o período de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília.

As Conferências são realizadas a cada quatro anos com o objetivo de fortalecer a participação e o controle social, e promover o incremento da gestão e da assistência na saúde pública em todos os níveis.

“A Conferência é um dos mais importantes fóruns de debate das políticas públicas de saúde”, assegura o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim. De acordo com o secretário, o encontro é um dos mais democráticos modelos de discussão e garante, de fato, a proposição de diretrizes que visam a melhoria sistemática do SUS, a partir da visão das pessoas que usam, coordenam e executam o Sistema.

Este é o ano em que o SUS completa 20 anos de existência. “Portanto é um sistema novo e em que pese ser o mais amplo sistema público de saúde do mundo, ainda está em evolução e aberto para incorporar mudanças”, avalia Alecrim.

A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde, Rita Cristiane Almeida, destaca que esta é a primeira vez que as conferências municipais foram realizadas em 100% dos municípios. “É um marco histórico”, comemora.

Após a abertura oficial da 6ª Conferência Estadual de Saúde, às 19h30, o coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari Borba, representante do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fará a Conferência Magna.

O evento segue na quarta-feira, com a realização dos painéis Gestão do SUS, Política de Saúde na Seguridade Social, e Participação da Comunidade e Controle Social.

Na quinta-feira, os delegados divididos em grupos, irão elaborar as propostas que deverão ser votadas e encaminhadas para discussão nacional. A apresentação das proposições será feita durante a sexta-feira, quando também ocorrerá a eleição dos 68 delegados amazonenses que participarão da Conferência Nacional.

A escolha dos delegados obedece ao mesmo percentual de participação definido para a composição dos Conselhos de Saúde. Metade dos representantes é formada por usuários, 25% por gestores ou prestadores de serviço, e outros 25% por trabalhadores do SUS.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saúde Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br

PROGRAMAÇÃO DA 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

DIA 18/10/11 – Terça-feira
13h30min às 18h30min – Credenciamento
19h00 – Cerimônia de Abertura da Conferência
19h30min – Conferência Magna “Acesso e Acolhimento com qualidade: Um desafio para o SUS”.
Conferencista: Ministro da Saúde Alexandre Rocha Santos Padilha.
Coordenador de Mesa: Wilson Duarte Alecrim.
21h30 – Coquetel

DIA 19/10/11 – Quarta-feira
8h00 – Leitura e Aprovação do Regulamento da Conferência.
Coordenadores: Antônio Evandro Melo e Élson Moreira de Melo
Relatores: Aurora Del Carmen Rossell Soria/ Ana Selma Rodrigues Pinheiro
9h50 – Coffee break
10h00 – Painel temático “Gestão do SUS”
Painelista: Gilson Carvalho
Coordenador de Mesa: Antônio Francisco de Oliveira Junior
10h30 – Painel Temático “Política de Saúde na Seguridade Social”
Painelista: Ruth Bittencourt
Coordenador de Mesa: Sidclei Lima da Silva
11h00 – Debate
Moderador: Luiz Francisco Belém Costa
12h00 – Almoço
13h30 – Painel Temático “Participação da Comunidade e Controle Social”
Painelista: Francisco Batista Junior

9h45 – Coffee break
10h00 – Plenária Apreciação das Propostas
12h00 – 14h00 – Almoço
14h00 – Eleição dos Delegados para a Conferência Nacional.
Coordenadores: Antônio Evandro Melo e Gilson Aguiar
Secretária: Maria Francinete Rebelo Lobão