Telemecidina chega a todos os municípios do Amazonas

O secretário de estado da Saúde Wilson Alecrim concede coletiva de imprensa nesta segunda-feira (17), a partir das 9 horas, no auditório do Hospital Universitário Francisca Mendes (Rua Camapuã, 108, Cidade Nova 2), para anunciar as novas perspectivas de telessaúde no Amazonas.

Com a instalação da estrutura de comunicação à distância em Caaapiranga (a 134 quilômetros de Manaus), concluída esta semana, o Amazonas passa a ter 100% dos municípios do interior inseridos no programa de Telemedicina. O programa viabiliza teleconsultas e exames laudados à distância e evita o deslocamento de pacientes para a capital, com maior agilidade em consultas, diagnóstico e assistência. O maior avanço do programa é na área de cardiologia. Até o momento 100 mil eletrocardiogramas já foram realizados no Estado com o auxílio da telecomunicação.

A coletiva contará com a participação da reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales, e do diretor geral do Francisca Mendes e membro do Comitê Estadual de Apoio ao Telessaúde Brasil, Pedro Elias de Souza.

Também estarão presentes o gerente do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Bruno da Gama Monteiro, e assessores do órgão, com quem o Hospital assinará em seguida termo de cooperação técnica para instalação de antenas para reforço ao programa de Telemedicina nos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara e Benjamim Constant.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br